Edital do FIES 2018/1 já pode ser consultado

As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 28 de fevereiro, pela internet.
Em 16/02/2018 08h10 , atualizado em 07/03/2018 10h01 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2018. Todo o processo de inscrição será feito pela internet entre os dias 19 e 28 de fevereiro de 2018.

Veja o Edital

A expectativa do governo é oferecer 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, com média acima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.

Segundo o Edital, estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES, que terá juros zero. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), com juros definidos pelo agente financeiro. Entenda a diferença entre as duas molidades:

FIES
- 100 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 55 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrições

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e do grupo familiar. Além disso, será necessário definir o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

O estudante deverá indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e poderá alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Tire suas dúvidas sobre o Fies

Resultados

O resultado do FIES deve ser publicado no dia 5 de março e do P-FIES no dia 12 do mesmo mês. No primeiro caso, os estudantes estarão sujeitos a novas chamadas em lista de espera, entre os dias 6 e 30 de março.

Após a divulgação dos resultados, os pré-selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na própria universidade, em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Acesse o FAQ do FIES


Relacionados

FIES 2018/1: inscrições abertas até dia 28 de fevereiro
As inscrições para o FIES 2018/1 foram abertas no dia 19 de fevereiro e segue até o próximo dia 28, exclusivamente pela internet.
Notícias
Fies 2017/2: inscrições para vagas remanescentes fecham hoje (28)
Chega ao fim nesta quinta-feira, 28 de dezembro, o prazo de inscrições para as vagas remanescentes do Processo Seletivo 2017/2 do Fies
Notícias
Inscrições para o Fies 2018/1 fecham hoje (2)
Interessados em financiar cursos em universidades particulares têm somente até esta sexta-feira, 2 de março, para fazer o cadastro no Fies do primeiro semestre de 2018. 
Notícias
MEC adia pela terceira vez o resultado do P-FIES 2018
MEC adiou pela terceira vez o resultado do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) 2018. Pré-selecionados serão conhecidos no dia 26 de março.
Notícias
MEC anuncia prazo para inscrições no Fies 2018/1
O MEC anunciou que as inscrições para o Enem 2018/1 estarão abertas, pela internet, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Notícias
MEC estabelece critérios para a manutenção do Fies
Os estudantes financiados pelo FIES deverão obter um desempenho mínimo por semestre para continuarem com o benefício.
Notícias
No 4º dia do Fies 2018/1, MEC contabiliza 197 mil inscrições
O processo seletivo do primeiro semestre de 2018 do primeiro Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou, até as 12h de hoje, 22 de fevereiro, 197.105 inscrições.
Notícias
Resultado do Fies 2018/1 já pode ser consultado
MEC divulgou nesta segunda-feira, 5 de março, a lista de pré-selecionados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018.
Notícias