Arquitetura e Design da USP aderem ao Enem e suspendem habilidades específicas

SiSU 2017/1 preencherá 30% das vagas oferecidas pela FAU e pelo IAU de São Carlos.
Em 04/07/2016 14h41 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2017, as Congregações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (USP) anunciaram a suspensão das provas de habilidades específicas. A decisão tem caráter experimental e será empregada durante um ano. 

Saiba como funcionam as provas de habilidades específicas

Entenda o SiSU

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design não tinham oferta pelo SiSU, desde a adesão parcial da USP em algumas faculdades, devido a exigência de avaliação em provas específicas, as quais incluem Geometria Bidimensional I, Bidimensional II – Arquitetura e Urbanismo, Bidimensional II – Design e Tridimensional. 

A decisão pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 na FAU foi definida em votação realizada em 30 de junho. Ao todo, foram computados 24 votos a favor, um contra e três abstenções. Já no IAU, em São Carlos, a suspensão das provas específicas foi votada em 1º de julho, contando apenas com uma abstenção. 

Oportunidades

Com adesão, a FAU contará com 30% das vagas de Arquitetura e Urbanismo e Design destinadas ao ingresso pelo SiSU. O IAU também reserva a mesma quantidade das oportunidades de seu curso para o ingresso pelo Enem. Da oferta, 30% destina-se aos egressos da rede pública de ensino, sendo metade para pretos, pardos e indígenas

No ingresso de 2016, o preenchimento das oportunidades foi exclusivamente feito pelo Vestibular da Fuvest. A FAU ofereceu 150 vagas em Arquitetura e Urbanismo e 40 para Design. Já o IAU contou com 45 postos para Arquitetura e Urbanismo.

ECA/USP

Outra adesão ao SiSU foi anunciada em junho. A Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) utilizará as notas do Enem para ingresso em 81 das 270 vagas oferecidas pelos cursos de Comunicação - Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo para ingresso em 2017. Destas, 34 são voltadas para egressos de escolas públicas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Escola de Comunicação e Artes da USP adere ao SiSU

Os cursos de Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música permanecem com entrada apenas pelo vestibular da Fuvest, já que as provas de habilidades específicas para tais graduações continuam como exigência. 

Outras faculdades

A USP havia programado para 28 de junho a reunião do Conselho Universitário de todas as suas faculdades para definir a adesão ou não ao SiSU. No entanto, o encontro foi adiado e não possui previsão de nova data. 

Cada faculdade possui autonomia para aderir ao SiSU. No entanto, a USP determina como quantidade máxima para ingresso via Enem 30% das oportunidades de cada curso. 

A USP teve sua primeira participação no SiSU já no ingresso de 2016. Foram oferecidas 1.489 vagas, das quais apenas 814 foram preenchidas. O motivo da baixa procura foi a exigência de pontuação mínima considerada alta. 

Cotas

A adesão parcial ao SiSU possibilita a implementação de ações afirmativas no ingresso da USP, já que o Vestibular da Fuvest não conta com reserva de vagas para cotistas. Entenda como funcionam as cotas para egressos de escolas públicas.

Veja também: Conheça a Lei de Cotas

Vestibular

Os cursos que não aderirem ao SiSU continuam com a entrada pelo Vestibular da Fuvest. As inscrições da edição de 2017 serão recebidas entre 19 de agosto e 8 de setembro. Os pedidos de isenção e redução da taxa já estão abertos e seguem até 11 de agosto

Veja ainda: Peça a isenção ou redução da taxa do Vestibular Fuvest 2017

A primeira fase da seleção será aplicada em 27 de novembro. Os classificados passam pelas segunda etapa entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2017. O Manual do Candidato ainda não foi divulgado.

 


Relacionados

Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP adere ao SiSU
A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP aderiu ao SiSU. Das 270 vagas disponíveis, 81 utilizarão o Enem. Cursos com THE não aderiram.
Notícias
Fuvest 2017: resultado das provas específicas antecipadas é liberado
A Fuvest acaba de liberar o resultado das provas específicas antecipadas do seu Vestibular 2017 para os cursos de Artes Visuais e Música.
Notícias
Fuvest libera prova e gabarito da 1ª fase do Vestibular 2017
A Fuvest já disponibilizou a prova e o gabarito da primeira fase do seu Vestibular 2017, realizada ontem, 27 de novembro, em 104 locais de São Paulo.
Notícias
Fuvest publica listas de obras literárias para vestibulares 2017, 2018 e 2019
A Fuvest publicou hoje (11) a lista de obras literárias para vestibulares 2017, 2018 e 2019. Cada ano conta com a alteração de um livro.
Notícias
Fuvest recebe pedidos de isenção e redução do Vestibular 2017
A Fuvest recebe a partir de hoje (13) os pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular 2017. Prazo se encerra em 11 de agosto.
Notícias
Manual do Vestibular 2017 da Fuvest já está disponível
A Fuvest divulgou na tarde de hoje (1º) o Manual do Candidato do Vestibular 2017.Inscrições começam em 19 de agosto e se encerra em 8 de setembro.
Notícias
USP destinará 2.338 vagas para o SiSU 2017
O Conselho Universitário da USP aprovou nesta terça-feira, 12 de julho, a ampliação no número de vagas que será destinado para o SiSU em 2017.
Notícias
USP diminui notas mínimas para ingresso via Enem
USP diminui notas mínimas para ingresso via Enem. O SiSU 2017/1 será a forma de entrada em 2.338 vagas da instituição.
Notícias