Cursinho Equalizar - UFMG

Criado em 2012, o cursinho da UFMG atende todos os anos aproximadamente 60 alunos de escolas públicas.
Por Rafael Batista

O Cursinho Equalizar é registrado como projeto de extensão da UFMG.
O Cursinho Equalizar é registrado como projeto de extensão da UFMG.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 2012 por acadêmicos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cursinho Equalizar tem a finalidade de beneficiar alunos de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O programa foi consolidado como projeto de extensão da universidade no mesmo ano em que foi criado.

Atualmente, o cursinho conta com 60 professores que lecionam as disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Redação, Inglês, Espanhol e Sociologia, além de 17 membros administrativos. Todos atuam de forma voluntária com o intuito de facilitar a entrada de alunos de escolas públicas em instituições de ensino superior de qualidade, com foco nas universidades federais. 

As aulas são ministradas nas instalações da Escola de Engenharia da UFMG, no Campus da Pampulha, no período noturno. O curso começa em março e se encerra na semana do Enem. O material didático é gratuito. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como participar

Para se matricular no Cursinho Equalizar os estudantes precisam passar por um processo seletivo que acontece anualmente. Para a turma de 2016, por exemplo, as duas etapas (prova e entrevistas) serão realizadas em no primeiro semestre. 

Para se inscrever os candidatos devem estudar ou ter estudado em escolas públicas municipais ou estaduais. Caso não seja formado, o aluno precisa estar matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio. 

Há a cobrança de uma taxa de inscrição no valor de R$ 15. Os aprovados devem, ainda, pagar uma taxa de R$ 30 na matrícula. As questões do exame são baseadas no Enem com foco no conteúdo padrão do primeiro e do segundo ano do ensino médio.

Outras informações pelo site do Cursinho Equalizar, pelo telefone (31) 3409-3696, por e-mail contato@cursinhoequalizar.com.br ou pela página no Facebook.