Cursinho Escola Preparatória da UFABC

Projeto de extensão é totalmente gratuito e prepara estudantes de Santo André e São Bernardo do Campo.
Por Giullya Franco

Cursinho tem como foco a preparação de estudantes de escolas públicas para o Enem
Cursinho tem como foco a preparação de estudantes de escolas públicas para o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, foi fundado em 2010 com a intenção de proporcionar aos estudantes de comunidades populares o acesso à universidade.

O projeto foi idealizado pelos alunos da instituição para oferecer aulas gratuitas com conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2019 o cursinho se vinculou à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC para ampliar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino da região.

Tópicos deste artigo

Como é a seletiva

Podem participar os candidatos que estão matriculados no último ano do Ensino Médio em escola da rede pública e que tenham cursado a 1ª e 2ª séries também em escolas da rede pública. Também podem se inscrever os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou modalidades correspondentes em escola da rede pública de ensino.

As inscrições são gratuitas e realizadas somente de forma presencial nos dias e horários informados em edital. No ato da inscrição o candidato deve apresentar as documentações exigidas pela instituição.

A avaliação dos estudantes é feita por meio de uma prova com 50 questões objetivas que aborda os conteúdos da matriz curricular do Ensino Médio e a nota final será composta pelo número de acertos na prova somado a um bônus referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da última escola em que o candidato estudou. Veja os critérios para cada categoria de concorrentes:

  • Candidatos que concluíram o Ensino Médio através de EJA, supletivo ou certificação através do Enem e Encceja: é utilizado o maior bônus observado;
  • Candidatos matriculados ou formados em Escolas Técnicas Estaduais, Institutos Federais e colégios vinculados a Universidades: é utilizado o menor bônus observado;
  • Candidatos cujas escolas não possuem IDEB: é utilizada a mediana dos bônus observados;
  • Candidatos surdos, transexuais ou travestis, refugiados ou solicitantes de refúgio e servidores terceirizados da UFABC: é avaliado apenas pelo número de acertos na prova.

Após a divulgação dos resultados os convocados devem realizar a matrícula e a entrega de todos os documentos obrigatórios. Quando há vagas remanescentes o cursinho realiza novas chamadas. Não há taxa de matrículas nem mensalidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O pré-vestibular conta com aulas de segunda a sexta-feira e seis turmas de estudantes. As turmas são divididas em período vespertino (13h30 às 18h) e período noturno (18h45 às 22h45), com aulas em Santo André (vespertino e noturno) e São Bernardo do Campo (vespertino).

As aulas são realizadas a partir do mês de abril e vão até a semana que antecede a aplicação do Enem. O aluno que não obtiver 75% de presenças mensais poderá ser desligado do cursinho.

A Escola Preparatória também oferece aulões abertos ao público, laboratórios didáticos e experimentais, grupos de estudos, simulados durante todo o ano e formação continuada para professores.

Vagas

Todos os anos são disponibilizadas 633 vagas para os campi de Santo André e São Bernardo do Campo. As oportunidades do cursinho são divididas em ampla concorrência e vagas para alunos surdos, refugiados, profissionais terceirizados vinculados à UFABC, transexuais e travestis.

Veja a divisão de vagas:

O candidato deve informar em qual modalidade pretende concorrer durante a inscrição por meio de autodeclaração. Quem se autodeclarar preto, pardo ou indígena poderá ser convocado para entrevista pela Comissão de Verificação de Autodeclaração e Heteroidentificação Étnico-racial da universidade.

Escola Preparatória da UFABC

Site Oficial
Facebook

E-mail: extensao@ufabc.edu.br
Telefones: (11) 3356-7288 / 7285 / 7283
Campus Santo André: Avenida dos Estados, 5001, Santo André - SP.
Campus São Bernardo: Alameda da Universidade, s/nº, São Bernardo do Campo - SP