A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) é uma instituição pública de ensino superior que surgiu a partir do desmembramento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A lei de criação da UEMASUL foi assinada em 1º de novembro de 2016 e a instituição passou a funcionar em 2017. A universidade foi instituída a partir dos Centros de Ensino Superiores de Imperatriz e de Açailândia.
Apesar de sua criação ter sido autorizada em 2016, a UEMASUL é resultado de uma luta que começou na década de 1980. O objetivo era garantir a autonomia da gestão dos centros universitários da UEMA localizados no interior do Maranhão.
Ao interiorizar a universidade pública com autonomia administrativa, a UEMASUL passa a oferecer cursos voltados para as necessidades dos municípios em que se localizam seus câmpus.
Tópicos deste artigo
Câmpus
- Campus Imperatriz: Rua Godofredo Viana, 1.300, Centro, Imperatriz/MA - Telefone: (99) 3525-7875.
- Campus Açailândia: Rua Topázio, 100, Vila São Francisco, Açailândia/MA - Telefone: (99) 3538-4509.
- Campus Estreito: Avenida Brejo do Pinto, S/N, Brejo do Pinto, Estreito/MA.
Cursos
- Imperatriz: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Administração, Geografia, História, Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa e Literaturas, Pedagogia.
- Açailândia: Administração, Engenharia Civil, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, e Tecnologia de Gestão Ambiental.
- Estreito: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Engenharia Agronômica e Ciências Naturais.
Vestibular
O ingresso nos cursos superiores regulares da UEMASUL é realizado pelo Processo de Avaliação para a Educação Superior (PAES) da UEMA.
O PAES é aplicado presencialmente, geralmente em dois dias. As provas são compostas por uma redação e questões objetivas sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
Cotas
Parte das oportunidades do PAES é destinada ao Sistema de Reserva de Vagas. As cotas são distribuídas em estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas; alunos negros (independente da escola) e pessoas com deficiência (PcD).
Site oficial
www.uemasul.edu.br
Redes Sociais
Facebook: @uemasul
Instagram: @uemasuloficial
Twitter: @UEMASUL