UnB deixa de usar SiSU a partir de 2020

Seleção será substituída pelo Vestibular via Enem da própria universidade
Em 05/07/2019 09h38 , atualizado em 05/07/2019 09h42 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito: Luiz Gustavo Prado/Secom UnB
Crédito: Luiz Gustavo Prado/Secom UnB
Crédito da Imagem: Luiz Gustavo Prado/Secom UnB
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou na manhã desta sexta-feira, 5 de julho, que não utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em seus cursos de graduação. A entrada será substituída por um edital próprio que também selecionará candidatos com a nota do Enem e a medida valerá já para o primeiro semestre de 2020. 

De acordo com a UnB, a quantidade de vagas do Vestibular via Enem será a mesma do percentual destinado ao SiSU anteriormente. O edital com as regras e datas ainda será divulgado pela universidade. 

Além do Vestibular via Enem, as graduações da UnB terão ingresso pelo Vestibular Tradicional e no Programa de Avaliação Seriada (Pas). 

Motivos da Mudança

Segundo a nota da UnB, a incompatibilidade do calendário da UnB com as datas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) é um dos motivos para a saída do SiSU. A universidade alega que o prazo de matrículas da seleção era curto e sobrecarregava as áreas técnicas da instituição, além de entrar em conflito com outros processos seletivos. 

Outro motivo para o fim do SiSU na UnB foi a falta de preenchimento das vagas destinadas ao processo seletivo do MEC. De acordo com a universidade, a ociosidade de oportunidades resultava na necessidade de várias chamadas que prejudicavam o semestre letivo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A evasão acadêmica dos ingressantes pelo SiSU também foi destacado pela UnB. Segundo a instituição, o abandono dos calouros do PAS e do Vestibular Tradicional após o primeiro ano é de 10%, índice que sobe para 30% no caso dos selecionados pelo SiSU. 

Fim da alteração de curso antes do resultado

A UnB também divulgou que os candidatos não terão mais a oportunidade de alterar pré-opções de curso, turno e campus após a divulgação da nota individual dos concorrentes aos cursos do PAS e do Vestibular Tradicional. 

A alteração das pré-opções foi adotada em 2016, por meio do sistema automatizado da UnB - SiSUnB. Os candidatos tinham acesso ao desempenho individual e podiam trocar as pré-opções para terem maior chance de aprovação, se assim desejassem. 

Segundo a UnB, a possibilidade de mudar as pré-opções de curso antes do resultado final gerava incerteza nos candidatos, muitas vezes resultando em mudanças de graduação de forma impulsiva. 

Crédito: Igor Outeiral/Secom UnB

Mais informações no site da UnB