Whatsapp
Em 21/02/2011 15h04 , atualizado em 11/08/2012 08h31

UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará)

Universidades

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) é uma das quatro novas universidades federais criadas no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Ela surgiu da incorporação dos campi de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

A cidade de Santarém é a terceira maior do Pará, localizada no coração da Amazônia Brasileira. Como fica situada na região oeste do estado, diferente de Belém, foi escolhida para abrigar a sede da UFOPA.

Em breve a UFOPA estará presente em outros municípios da região oeste do Pará: Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Juruti e Alenquer.

Campi

Campus Rondon (Reitoria): Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Caranazal – Santarém/PA – Telefone (93) 3064-9090.

Campus Tapajós: Av. Vera Paz, s/n, Bairro Salé – Santarém/PA.

Campus Juruti: as obras estão previstas para começar no final de agosto de 2012

Campus Oriximiná: Rodovia PA-254, nº 257, Bairro Santíssimo - Oriximiná/PA. Telefone (93) 3544-1365.

Unidade Santarém: Av. Mendonça Furtado, nº 2946, Bairro Fátima – Santarém/PA. Telefone (93) 2101-6502.

Unidade Alenquer: Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Veridiana de Oliveira Corrêa, Travessa Eugênio Marques, s/n - Bairro São Cristovão – Alenquer/PA.

Unidade Itaituba: Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Alice Carneiro, Av. Hugo de Mendonça, esquina com a Travessa 13 de maio, Centro - Itaituba/PA.

Unidade Monte Alegre: Escola Municipal de Ensino Fundamental Carim Melém, Travessa Major Francisco Mariano, s/n, Bairro Cidade Alta – Monte Alegre/PA.

Unidade Óbidos: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Raymundo Chaves, Rua Pedro Álvares Cabral, nº 850, Bairro Cidade Nova – Óbidos/PA.

Cursos

Bacharelado Interdisciplinar: Ciências Naturais e Matemática; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos; Ciências da Educação; Agroecologia; Química de Produtos Naturais; Ciências Jurídicas; Ciências da Sociedade; Ciência e Tecnologia; Ciências da Terra; Ciências da Informação e da Computação; Ciências Biológicas; Ciência e Tecnologia das Águas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação Graduada Específica: Matemática; Física; Química; Biologia; História; Geografia; Educação Infantil; Educação Especial; Gestão e Coordenação Pedagógica; Agronomia; Engenharia Florestal; Zootecnia; Farmácia; Direito; Antropologia e Arqueologia; Economia (recursos naturais); Planejamento e Desenvolvimento Regional; Engenharia Física; Geofísica; Geologia; Ciência da Computação; Biologia (Aquática ou Vegetal); Engenharia de Aquicultura; Ciências Pesqueiras.

Licenciaturas: Ciências; Informática Educacional; Integrada em Biologia e Química; Integrada em História e Geografia; Integrada em Matemática e Física; Integrada em Português e Inglês; Pedagogia e Psicopedagogia.

O diploma em bacharelado interdisciplinar exige seis semestres. Se o estudante quiser um diploma em formação graduada específica, deve cursar mais dois semestres.

Vestibular

A UFOPA não aplica provas, ela usa como critério de seleção apenas o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. No Processo Seletivo 2013, os candidatos poderão optar por usar as notas do Enem de 2011 ou 2012. São oferecidas 1.200 vagas por ano.

No ato de inscrição no Vestibular, o candidato escolhe um dos cursos de bacharelado interdisciplinar. A opção pela formação específica é feita somente após cursar seis semestres.

Cotas

A UFOPA e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam um processo seletivo em conjunto, exclusivo para candidatos indígenas. No caso da UFOPA, são reservadas 50 vagas para admissão na Formação Interdisciplinar I. A seleção consiste em uma prova de redação e análise do histórico escolar.

Ensino a distância

Não possui.

Página eletrônica

www.ufopa.edu.br

Artigos Relacionados
Registro acadêmico começa amanhã, 24, e segue até a próxima terça-feira, 29.
A Ufopa publicou ontem, 26 de abril, a lista de aprovados na terceira chamada do seu PSR 2017. Foram 195 vagas remanescentes em 30 cursos.
Período para registro acadêmico foi estendido e segue até 8 de fevereiro.
Ele estava previso apenas para o final da próxima semana. Critério de seleção foram as notas Enem 2013.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) publicou a segunda chamada do Processo Seletivo Regular (PSR) 2016.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) 2020 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O prazo vai até 17 de janeiro.
A UFOPA finaliza neste domingo, 28 de fevereiro, o prazo para inscrições no seu PSR 2016. Seleção é exclusiva para participantes do Enem 2014 ou 2015.
Têm início neste sábado, 30 de janeiro, as inscrições para o PSR 2016 da UFOPA. Prazo segue até 28 de fevereiro, sem qualquer custo. São 1.153 vagas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES