Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

A instituição está presente em Campo Grande e outras dez cidades do interior do estado.
Por Rafael Batista

O Campus de Campo Grande é o maior da UFMS e oferece mais de 40 graduações
O Campus de Campo Grande é o maior da UFMS e oferece mais de 40 graduações
Crédito da Imagem: UFMS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande em 1962 foi o passo inicial para a fundação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em 1966, foi criado o Curso de Medicina, e em 1967, o Instituto de Ciências Humanas e Letras.

Em 16 de setembro de 1969, criou-se a Universidade Estadual de Mato Grosso. Só em 1979, com a divisão dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a instituição pôde ser federalizada e intitulada Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Campus de Campo Grande: Campus Universitário, Cx. Postal 549, Cid. Universitária;

Campus de Aquidauana 
Unid. I: Pça. N. Sra. Imaculada Conceição, 163, Centro - Fone (67) 3241-0310;
Unid. II: R. Oscar Trindade de Barros, 740, Bairro Serraria - Fone (67) 3241-0402;

Campus Bonito: Rodovia Bonito/Três Morros, Km 0, Zona Rural - Fones (67) 3255-5400 / (67) 3255-5404;

Campus de Chapadão do Sul: Ant. Estrada para Faz. Campo Bom - Fone (67) 3562-6300;

Campus Pantanal: Av. Rio Branco, 1270, Universitário, Corumbá/MS - Fone (67) 3234-6800;

Campus de Coxim: R. São Paulo, 685, Silviolândia;

Campus Naviraí: Rodovia MS-141, 04, Saída para Ivinhema - Fone (67) 3409-3401;

Campus Nova Andradina: Av. Reitor Peró, Randolfo Jareta - Fone: (67) 3449-0500;

Campus de Paranaíba: Rua Maria Antonia, 800 - Fone (67) 669-3783;

Campus de Ponta Porã: Rua Itibiré Vieira S/No. - BR 463 - KM 4,5 - Fone (67) 3433-6480;

Campus de Três Lagoas
Unid. I: Av. Capitão Olinto Mancini, 1.662, Colinos - Fone (67) 3509-3400;
Unid. II: Av. Ranulpho Marques Leal, 3220, Distrito Industrial - Fone (67) 3509-3700.

Tópicos deste artigo

Cursos Ministrados 

Campo Grande: Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Códigos e Matemática), Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistema de Informação, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Eletrotécnica Industrial, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Turismo e Zootecnia;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aquidauana: Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Licenciatura Intercultural Indígena (Ciências da Natureza; Ciências Sociais; Linguagens; e Matemática), Matemática, Pedagogia e Turismo;

Bonito: Administração;

Chapadão do Sul: Administração, Agronomia e Engenharia Florestal;

Pantanal - Corumbá: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação;

Coxim: Enfermagem, História, Letras e Sistemas de Informação;;

Naviraí: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Pedagogia.

Nova Andradina: Administração, Geografia, História;

Paranaíba: Administração, Matemática, Psicologia;

Ponta Porã: Ciência da Computação, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação;

Três Lagoas: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Ensino a distância 

A UFMS ministra, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as seguintes graduações na modalidade a distância (EaD): Administração Pública, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia.

Site: http://www.ead.ufms.br

Vestibular

Em 2017 a UFMS anunciou a volta de seu Vestibular, ofertando metade das vagas nessa modalidade. No entanto, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edição imediatamente anterior, são usadas para fins de classificação. A nota do exame do MEC correspondem a 20% da nota final do Vestibular, que é composto por etapa única, com 60 questões objetivas.

A outra metade das vagas é disponibilizada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que também utiliza as notas do Enem. Neste caso, os critérios são os adotados pelo Ministério da Educação (MEC).

Cotas

Como instituição federal, a UFMS reserva metade das vagas para estudantes cotistas, conforme o previsto pela Lei 12.711/2012, a Lei de Cotas. Através desta legislação são benefciados estudantes de escolas píblicas, além da reserva pelo critério de raça e para deficientes.

Avaliação seriada

Em 2017, o Programa de Avaliação Seletiva Seriada (PASSE) voltou a funcionar, avaliando os alunos do primeiro ano do ensino médio. A previsão é de que até 2020 a universidade passe a oferta vaga por meio deste programa. 

Site

www.ufms.br