FURB (Universidade Regional de Blumenau)

Por Adriano Lesme

Vista frontal do Campus I
Vista frontal do Campus I
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da instituição começou na década de 50, quando políticos e estudantes pediam a criação de uma unidade de ensino superior na região do Vale do Itajaí. Em 1964 as solicitações foram ouvidas e criou-se a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, primeira faculdade do interior de Santa Catarina. A união com a Faculdade de Ciências Jurídicas da cidade mudou o nome da instituição para Fundação Universitária de Blumenau (FUB), em 1965.

No final da década de 60, foram criadas novas faculdades e hospitais para atender a região do Vale do Itajaí. Tal fato fez a instituição mudar de nome novamente, agora se chamando Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). O nome se manteve mesmo com o status de universidade concedido pelo Ministério da Educação (MEC), em 1986. A FURB quase se tornou universidade federal em 2011, mas o MEC preferiu construir um novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau.

Campus 1: Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder – Blumenau/SC. Telefone (47) 3321-0200.

Campus 2: Rua São Paulo, 3250 e 3366, Itoupava Seca – Blumenau/SC. Telefone (47) 3221-6000.

Campus 3: Rua São Paulo, 2171, Itoupava Seca – Blumenau/SC. Telefone (47) 3321-7350.

Campus 4: desativado

Campus 5: Rua Samuel Morse, 768, Fortaleza Alta – Blumenau/SC.

Campus 6: desativado

Campus 7: Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí (FUNPIVI), Estrada dos Tiroleses, s/nº, Tiroleses – Timbó/SC. (47) 3382-0512.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): Praça Victor Konder, 2, Centro – Blumenau/SC. Telefone (47) 3036-6300.

Cursos de graduação

Administração; Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Biomedicina; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências da Religião; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Comunicação Social; Design; Direito; Educação Especial; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Engenharia de Telecomunicações; Farmácia; Fisioterapia; História; Letras; Licenciatura em Alemão; Matemática; Medicina; Medicina Veterinária; Moda; Música; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Secretariado Executivo Bilíngue; Serviço Social; Sistemas de Informação; Teatro; Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Marketing; Turismo e Lazer.

PARFOR: Artes Visuais; Ciências da Religião; Ciências Sociais; Educação Especial.

Ensino a distância

A FURB oferece disciplinas semipresenciais e integral ou parcialmente a distância nos seguintes cursos de graduação: Administração; Ciências da Computação; Fisioterapia; Moda; Sistemas de Informação.

Vestibular

O vestibular da FURB é realizado duas vezes ao ano, Verão e Inverno, em mais de dez cidades de Santa Catarina e em Curitiba/PR e Porto Alegre/RS. A prova é composta por redação e 60 questões objetivas de múltipla escolha.

Enem

A FURB disponibiliza todo ano certa quantidade de vagas de alguns cursos para serem preenchidas através do desempenho no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bolsa de estudos

A instituição oferece bolsas de estudo parciais para alunos economicamente carentes. Além disso, possui convênio com o Fies.

Site oficial
www.furb.br