Economia Agroindustrial

Por Marla Rodrigues

O mercado mais rentável do Brasil
O mercado mais rentável do Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O agronegócio hoje representa 30% do Produto Interno Bruto – PIB – do Brasil e vem se tornando um campo seguro para investimentos. Esta área tem contratado cada vez mais profissionais para preencher o mercado de trabalho. O economista agroindustrial é, antes de tudo, um economista e, por isso, deve estar apto a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos.

O curso de economia agroindustrial nada mais é que um curso de ciências econômicas com ênfase em agrobusiness, o negócio mais lucrativo do Brasil. A graduação oferece uma formação em teoria econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais. Além destes, é possível desenvolver grandes competências em áreas fortes do mercado de trabalho como agronegócio, gestão dos recursos naturais e planejamento regional. No curso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq – da USP o aluno deve montar seu currículo escolhendo 11 dentre 35 disciplinas. Isto ajuda o estudante a traçar seu caminho de acordo com o seu perfil, desde o começo da graduação.

O profissional pode atuar:

- No mercado agroindustrial;
- Em empresas de estratégia e política internacional;
- Em empresas de pesquisas;
- Em bolsas de valores;
- Em órgãos ambientais e
- Organizações não-governamentais.

As principais matérias da graduação são economia, matemática, administração, empreendedorismo, história do pensamento econômico, estatística, econometria, contabilidade, sociologia, marketing rural e ecoturismo.

As universidades que disponibilizam essa formação superior são a Esalq (USP) e Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina e Paraná.