As Etecs, em São Paulo, abriram hoje, 4 de abril, as inscrições para o Vestibulinho 2023/2. Os interessados podem se cadastrar até o dia 8 de maio. A taxa custa R$ 33.
Inscreva-se Vestibulinho 2023/2 Etecs
Candidatos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior e que têm renda mensal de até dois salários mínimos ou que estão desempregados já puderam solicitar redução da taxa de inscrição.
A lista de estudantes beneficiados com o desconto no valor da taxa será divulgada no dia 18 de abril.
Vestibulinho
O vestibulinho é o processo seletivo para ingresso aos cursos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do estado de São Paulo.
Segundo o cronograma, os inscritos poderão acessar o cartão com o local de prova no dia 31 de maio. Já os testes estão marcados para o dia 4 de junho. O conteúdo dos exames varia de acordo com a modalidade. Veja abaixo:
=> Candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico (presencial, semi-presencial e on-line) deverão responder 50 questões objetivas de conhecimentos gerais.
=> Participantes do 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e especialização técnica de nível médio farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.
=> Inscritos para os Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro serão avaliados por prova-teste e também por prova de aptidão.
Estude as provas dos vestibulinhos anteriores das Etecs
Bônus
Conforme as Etecs, o vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, que é o acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Resultado e vagas
O gabaritos do vestibulinho deve sair no dia 12 de junho. Já o resultado será informado no dia 6 de julho.
Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) concorrerão a 4.560 vagas, as quais estão distribuídas nos seguintes cursos:
-
1.260 vagas para o Curso de Técnico em Administração;
-
240 vagas para o Curso de Técnico em Comércio;
-
960 vagas para o Curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
-
480 vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo;
-
300 vagas para o Curso de Técnico em Secretariado;
-
660 vagas para o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias;
-
660 vagas para o curso de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.
Os cursos são ministrados nestas 233 cidades do estado de São Paulo.
Para mais informações, acesse este Manual do Candidato.