Vestibular Unicamp 2023: questão de Geografia foi anulada

Pela sua ambiguidade, a Comvest decidiu anular a questão e atribuir o ponto para todos os candidatos
Em 10/11/2022 08h50 Por Miguel Souza

Questão do Vestibular Unicamp 2023 foi anulada
Questão do Vestibular Unicamp 2023 foi anulada
Crédito da Imagem: Divulgação Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) decidiu anular uma questão de Geografia da primeira fase do Vestibular 2023. Todos os candidatos receberão o ponto pela questão. A comissão divulgou comentário sobre anulação, confira:

“QUESTÃO 23 (PROVAS Q e Z) GEOGRAFIA

A subsidência pode ocorrer em diferentes materiais: materiais de origem cársticas, rochas sedimentares porosas (compostas por texturas areia fina e silte), solos orgânicos e solos muito argilosos (expansivos). A subsidência é um processo que pode ser reversível ou irreversível. Solos muito argilosos ou orgânicos, ao se contraírem, formam depressões no terreno nos períodos de estiagem; nos períodos úmidos, com a infiltração da água, o solo se expande.

Esse ciclo de contração x expansão, apresentado especialmente na segunda figura, caracteriza a subsidência reversível, como na alternativa B, apontada inicialmente pela banca.

A subsidência em Maceió é devida a outras causas e é irreversível. Pela ambiguidade do enunciado, a Comvest decide anular a questão e atribuir o ponto correspondente à questão para todos os candidatos”.

Vestibular Unicamp 2023

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou a 1° fase do Vestibular 2023 no dia 6 de novembro. O gabarito da prova já foi divulgado pela universidade. 

A 1° fase do Vestibular Unicamp 2023 contou com 72 questões de múltipla escolha, abordando disciplinas do ensino médio e temas da atualidade. O exame trouxe questões de temas como transfeminismo, pandemia, manicômios e hospícios no país e a ditadura vivida no Brasil. 

O resultado da primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp sairá em 3 de dezembro. Nesse dia, também serão informados os locais onde serão aplicadas as provas da segunda etapa.

Para mais informações acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora do vestibular.