O vestibular da Unesp é considerado o mais clássico e abrangente entre as universidades estaduais paulistas. Essa definição é de João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.
Os candidatos aprovados para a 2ª fase do Vestibular 2024 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) farão provas no próximo domingo e segunda-feira, 10 e 11 de dezembro.
O coordenador comenta que as provas do Vestibular da Unesp são conteudistas e interdisciplinares, com questões tradicionais, que também abordam assuntos da atualidade.
"Os candidatos devem se preparar para responder perguntas que cobram temas clássicos das disciplinas, apresentados de forma criativa e inovadora. Além disso, os estudantes precisam realizar uma leitura atenta dos enunciados e se preparar para interpretar diversos tipos de materiais de apoio, como gráficos, tabelas, imagens e mapas"
Dicas para as provas da Unesp 2024
Uma das dicas para as provas da Unesp 2024 é do professor de geografia do colégio e curso Oficina do Estudante, Daniel Simões. O profissional acredita que o teste da sua disciplina deve ter a maior carga de questões envolvendo geopolítica.
Simões comenta que três temas também podem aparecer na prova de geografia da Unesp:
- Urbanização: tudo relacionado a esse tema. Principalmente, em países emergentes, que se deu de forma desordenada e gerou consequências como congestionamento, enchentes, problemas de moradia, deslizamentos, etc.
- População Mundial: o fato de ela estar em transição demográfica, se encaminhando para a estabilidade e a tendência de envelhecimento populacional em cada país, além de cobrar as consequências disso no sistema de previdência e na saúde.
- Agropecuária: tanto para identificar circuitos agrícolas brasileiros quanto para falar sobre problemas ambientais ligados à agricultura, como conflitos de terra e, também, porque o agronegócio tem um peso muito forte, economicamente, para o Brasil.
“Indígenas, parques nacionais, reservas ambientais e extrativistas, atividades de mineração e, também, outras atividades econômicas que tenham algum impacto na região, desmatamento e fronteira agrícola podem ser questionados nas três provas”
Daniel Simões
Outros professores do Oficina do Estudante dão mais dicas para as provas da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp:
-
Na prova de gramática, podem cair pronomes relativos: função sintática e coesão; e também, análise sintática;
-
Na prova de humanidades, podem aparecer comparações entre textos e costuma ter questões sobre Karl Marx, Teoria Crítica (Escola de Frankfurt), Iluminismo, Filosofia Política Moderna e a debater religião x ciência.
-
Na Unesp, não há lista de leituras obrigatórias, portanto, a atenção especial deve ser dada aos gêneros curtos, como poesia lírica, conto e crônica.
-
Na prova de história, a Unesp talvez aborde a Era Vargas e a Ditadura Militar
-
As provas, tradicionalmente, relacionam as questões de língua estrangeira com Ciências Humanas, por exemplo, história do movimento negro norte americano e feminismo.
Como é a 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp?
A 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp é realizada em dois dias. Veja abaixo a distribuição das questões:
10/12
- 24 questões dissertativas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.
11/12
-
12 questões dissertativas de Linguagens e suas tecnologias;
-
Redação dissertativo-argumentativa.
Resultado e vagas Unesp 2024
O resultado do Vestibular 2024 da Unesp deve sair no dia 31 de janeiro de 2024.
Os candidatos concorrem a 6.596 vagas em cursos ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo.
A Unesp reserva vagas dos cursos de graduação para estudantes que estudaram na rede pública de ensino. Há oportunidades específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Veja abaixo os 3 cursos mais procurados do Vestibular 2024 da Unesp:
-
Medicina em Botucatu: 267,8 c/v
-
Psicologia – integral -, em Bauru (50,2);
-
Ciência da Computação, em Bauru (41,0).
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato da Unesp 2024.