As provas da segunda fase do Vestibular 2024 da Unesp começaram a ser aplicadas ontem, dia 10 de dezembro. Os exames realizados foram compostos por 24 questões dissertativas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.
Hoje (11), é a vez da prova de Linguagens, também dissertativa, com 12 questões e a prova de redação. Em ambos os dias, os portões irão se abrir às 13h e se fecham às 14h.
A fim de compreender como foi o 1º dia de aplicação da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp, conversamos com professores da Oficina do Estudante, todos especialistas nos assuntos cobrados. Veja o que descobrimos.
Prova de Ciências humanas e sociais no Vestibular 2024 da Unesp
A prova de humanas foi elogiada pelos professores, foi dito que a prova aplicada apresentou um nível médio de dificuldade e teve os comandos claros e diretos. Os assuntos cobrados também foram elogiados devido à relevância dos temas.
Sobre as questões de Geografia, a professora Rafaela Locali destacou que houve três questões sobre Geografia do Brasil e apenas uma sobre Geografia Geral. Além disso, a professora comentou:
Abordou temas clássicos, o que já era esperado da Unesp, como população, domínios morfoclimáticos, parte física, parte de energia e uma sobre atualidades, que falou sobre o deslizamento de terra que teve no litoral norte de São Paulo, em fevereiro.
Rafaela falou sobre a ausência de questões de cartografia, o que vem se tornando cada vez mais comum. Por fim, ela elogiou a cobrança dos temas relativos à geografia brasileira.
A educadora Sarah Franciscangelis afirmou que apareceram temas clássicos nas provas de sociologia e filosofia, ela citou pensadores como Platão, Aristóteles e membros da Escola de Frankfurt.
Sarah destacou a presença do tema “O mito da Democracia Racial" e afirmou que os assuntos cobrados são temas trabalhados ao longo do ensino médio e a prova veio dentro do esperado.
Sobe a prova de história, o professor Marcus Vinícius destacou a presença do tema “Pré-história” no exame, segundo ele, este é um assunto esquecido pelas bancas examinadoras.
Ele também comentou as questões sobre a genealogia da Inglaterra como potência, o poder Moderador do Brasil e sobre o movimento das mães da Praça de Maio. O educador disse que os candidatos tinham boas chances de acerto.
Provas de Ciência da natureza e matemática
O professor Pietro Escobar destacou a ausência de questões sobre eletroquímica na prova de química, segundo ele, este era um assunto recorrente. Ele elogiou a elaboração da prova e destacou assuntos como equilíbrio químico, pH, química orgânica, estequiometria, tabela periódica e química geral.
Sobre Biologia, o professor Fabio Villar disse que fisiologia animal, mais especificamente os sistemas nervoso e excretor, foi privilegiada no exame. Mas, ele também disse que Zoologia, citologia, biologia molecular, genética e botânica também tiveram o seu lugar na prova.
O professor declarou:
Dentro do limite de três questões, tivemos uma boa abrangência e os temas foram tratados na profundidade adequada para uma boa avaliação dos candidatos.
Em relação à Física, o educador Márcio Miranda também ressaltou a abrangência de temas, apesar do número pequeno de questões. Ele deu como exemplo uma questão sobre mecânica:
Tivemos uma primeira questão de mecânica, onde foram cobrados: queda livre, conservação de energia mecânica, dinâmica com a aplicação de forças e resultante. Bem interessante!
Depois, o professor analisa as outras questões da prova e diz:
Uma segunda questão que trouxe conhecimentos de ondulatória, também, bastante abrangente ali, até na interpretação do fenômeno.
E uma última questão que envolvia eletrostática, com carga de um corpo eletrizado, força e campo.
Ele diz que acredita que os alunos que se esforçaram e estudaram tiveram boas condições de ir bem na prova.
Por fim, o professor Fabiano Lopes, afirmou que a prova de Matemática abordou probabilidade geométrica, geometria plana e espacial, função trigonométrica e geometria analítica.
O educador disse que a prova foi bem feita e apresentou um nível médio de dificuldade das questões.
Orientações para o 2º dia da 2ª fase do vestibular 2024 da Unesp
Se planeje para não chegar atrasado na prova, calcule o tempo do trajeto e saia com antecedência. Lembre-se: é preciso levar documento de identificação para ingressar nos locais de prova, serão aceitos:
-
RG,
-
Carteira de Habilitação,
-
Certificado Militar,
-
Carteira de Trabalho,
-
Passaporte,
-
Registro Nacional de Estrangeiros,
-
Identidade expedida pelas Forças Armadas ou
-
carteira de órgão ou conselho de classe.
Também será necessário levar caneta esferográfica com tinta preta. O exame terá duração de cinco horas.
Tenha mais informações no Manual do Candidato.