Vestibular de Medicina: aprovada em 4 universidades aos 45 anos dá dicas de estudo

Farmacêutica resolveu estudar em cursinho on-line para ingressar no curso de Medicina
Em 23/09/2024 18h58 , atualizado em 24/09/2024 10h23 Por Silvia Tancredi

Helena acredita que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos [1]Crédito da Imagem: Arquivo pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

"Acredite em si mesmo, por mais difícil que pareça", esse é o principal conselho da farmacêutica Helena Panteliou, que, aos 45 anos, foi aprovada em quatro vestibulares de Medicina. A agora caloura afirma ainda que, com muita dedicação, transformou seu sonho em realidade.

Helena é formada no curso de Farmácia e trabalha no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Ela percebeu que estudar o curso de graduação de Medicina a ajudaria não só a complementar a sua formação, como também a permitiria atuar de forma mais próxima aos pacientes e abriria novas portas no futuro.

Mas, de acordo com a farmacêutica, a decisão final de prestar vestibular para Medicina teve uma inspiração: ter conhecido, em 2023, Cristina, uma residente de patologia clínica de 59 anos, que também era farmacêutica como ela.

"Ver alguém com uma trajetória tão similar à minha, ainda trilhando novos caminhos, me fez perceber que nunca é tarde para começar algo diferente (fazer o curso de Medicina). Foi nesse momento que tive um insight: eu queria mais, queria um novo caminho"

Então, quando ela entendeu que queria atingir o objetivo de estudar Medicina, decidiu se matricular no cursinho pré-vestibular on-line Poliedro e, a partir daí, começou a se preparar para passar no vestibular.

A farmacêutica acredita que a mudança de área pode ser lenta e difícil, mas cada passo é uma conquista. "Com o tempo, você verá que toda a dedicação vale a pena", diz.

Leia também:

10 dicas para passar no vestibular de Medicina

Estudos para vestibular de Medicina

Helena Panteliou confessa que a preparação para o vestibular de Medicina foi bem intensa e que precisou conciliar os estudos com o trabalho e a educação dos filhos adolescentes.

"Cada momento livre era precioso. Estudava para o vestibular de Medicina nos intervalos do trabalho, depois que as crianças dormiam, e até nos pequenos momentos do dia a dia, inclusive aos finais de semana"

A agora caloura de Medicina lembra que todas as semanas fazia simulados e redações, além de resolver provas antigas de vestibulares, especialmente das universidades para as quais ia tentar passar. Segundo ela, isso a ajudou muito a entender o estilo das provas e a se preparar melhor.

Helena conta que sempre teve apoio na preparação para o vestibular de Medicina e ela admite que, sem esse respaldo, tudo teria sido muito mais difícil.

"Tive ajuda da minha chefe Profa Dra Berenice e dos meus colegas de laboratório, que me incentivaram e deram suporte quando eu precisei. Meu marido, minha família e a Maria também foram fundamentais nessa fase — eles tiveram paciência e cuidaram de muita coisa para que eu pudesse focar nos estudos", agradece.

Helena estudava para o vestibular de Medicina em todos os tempos livres [2]

Dicas de estudo para o vestibular de Medicina

Helena sugere algumas dicas para a aprovação no vestibular de Medicina. Anote!

  • Organize seus estudos de acordo com sua realidade;

  • Discipline-se para estudar sempre que possível;

  • Faça simulados, redações e resolva provas antigas;

  • Entenda o formato das provas para evoluir;

  • Busque apoio, tanto emocional quanto prático;

  • Compartilhe seus planos com a família e amigos;

  • Não tenha vergonha de pedir ajuda quando precisar;

  • Tenha paciência consigo mesmo e seja resiliente;

  • Mantenha o foco no seu objetivo e confie no processo.

Por fim, Helena acredita que é possível transformar os sonhos em realidade. "Mesmo quando parece que o tempo está contra você", completa.

Leia também:

Aprovada em 5 vestibulares de Medicina ensina estudar de forma estratégica

Créditos das imagens:

[1] e [2] Arquivo pessoal