Vestibular 2022 da Unesp começa no domingo (14)

Primeira fase também terá provas na segunda-feira, 15 de novembro, das 14h às 19h.
Em 12/11/2021 04h00 , atualizado em 16/11/2021 07h30 Por Lorraine Vilela Campos

São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Crédito da Imagem: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará a primeira etapa do Vestibular 2022 nos dias 14 e 15 de novembro, das 14h às 19h. O primeiro dia é destinado aos cursos da área de biológicas e o segundo é voltado para exatas, humanas e treineiros. Ao todo, são esperados 69.029 candidatos. 

Confira os locais de prova

Em São Paulo, as provas serão aplicadas em Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Também haverá prova nos outros estados. Recebem a seleção as cidades de Brasília–DF, Campo Grande–MS, Curitiba-PR e Uberlândia–MG.

Orientações

Em seu manual de segurança, a Vunesp (organizadora do Vestibular) tem como as seguintes orientações:

  • Chegar ao locais no horário marcado no cartão com locais de prova, já que a entrada será feita por grupos, evitando aglomerações. De acordo com o Manual da Unesp, os conjuntos de vestibulandos entrarão com intervalos de 30 minutos. 
  • Usar máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova.
  • Levar máscaras para trocas e embalagens transparentes para descarte. 
  • Respeitar o distanciamento mínimo de um metro na entrada e saída do prédio, ao esperar para entrar nas salas e nas portas dos banheiros. 
  • Higienizar as mãos com álcool em gel sempre que necessário.

Além das orientações sobre cuidados contra a Covid-19, os candidatos devem providenciar os itens obrigatórios: documento de identificação original com foto, caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) e régua transparente.

Primeira etapa

As provas da primeira etapa do Vestibular serão compostas por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.

A Unesp divulgará os classificados na primeira etapa em 6 de dezembro. Na mesma data, a universidade informará os locais de prova da segunda etapa. 

Segunda Fase

As provas da segunda fase serão aplicadas em 19 de dezembro. A etapa será constituída de uma redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas serão realizadas em dezembro e suas datas mudam de acordo com a escola/curso da Unesp. Confira:

  • 10 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 12 a 15 de dezembro: Atividades online - upload de arquivos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo
  • 13 a 18 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 17 de dezembro: provas presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru

Resultados e Vagas

O resultado do Vestibular 2022 da Unesp será divulgado em 27 de janeiro de 2022. Os calouros serão matriculados até o dia 28 seguinte. 

A expectativa é de que outras chamadas sejam realizadas em 3, 9, 11, 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.

A oferta da Unesp é de 7.690 vagas no Vestibular 2022, sendo 50% para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas. 

Os cursos mais concorridos do Vestibular 2022 são:

  • Medicina - Botucatu: 261,4 candidatos por vaga
  • Psicologia (Integral) Bauru: 47,5 candidatos por vaga
  • Direito (Matutino) - Franca: 39,4 candidatos por vaga
  • Ciências Biomédicas (Integral) - Botucatu: 35,5 candidatos por vaga
  • Medicina Veterinária (Integral) - Botucatu: 27,9 candidatos por vaga

Confira a concorrência completa

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular.


Relacionados

São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Após prorrogação, Unesp encerra inscrições do Vestibular 2022
Após prorrogação, Unesp encerra inscrições do Vestibular 2022. Candidatos matriculados no último ano da rede estadual paulista de ensino pagam R$ 45.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Queda de mais de 11 mil inscritos: Veja a concorrência do Vestibular 2022 da Unesp
Concorrência do Vestibular 2022 da Unesp é divulgada. Universidade registrou queda de mais de 11 mil inscritos em relação ao ano passado.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Saiu o resultado da 1ª fase do Vestibular 2022 da Unesp
A Fundação Vunesp liberou o resultado da primeira fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Veja também os locais de provas.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Unesp abre inscrições do Vestibular 2022
As inscrições do Vestibular 2022 da Unesp foram abertas nesta quarta-feira, 8 de setembro. Prazo vai até 7 de outubro.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Unesp libera consulta aos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
A Unesp divulgou hoje, 29 de outubro, o cartão com locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022. Etapa será realizada em 14 e 15 de novembro, das 14h às 19h.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Unesp libera provas e gabaritos da 1ª etapa do Vestibular 2022
As provas e gabaritos da 1ª etapa do Vestibular 2022 da Unesp estão disponíveis. Seleção foi realizada em 14 e 15 de novembro.
Notícias
São esperados mais de 69 mil candidatos para as provas de Conhecimentos Gerais
Unicamp divulga gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022
A Unicamp divulgou hoje, 10 de novembro, o gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022. Provas objetivas foram aplicadas no último dia 7.
Notícias