Unesp libera provas e gabaritos da 1ª etapa do Vestibular 2022

Avaliação foi aplicada em 14 e 15 de novembro. Classificados para 2ª fase serão conhecidos em 6/12.
Em 16/11/2021 07h55 , atualizado em 16/11/2021 08h18 Por Lorraine Vilela Campos

Provas foram aplicadas em 14 e 15 de novembro
Provas foram aplicadas em 14 e 15 de novembro
Crédito da Imagem: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas e gabaritos da 1ª etapa do Vestibular 2022 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão disponíveis para consulta. A avaliação foi aplicada no domingo (14) e na segunda-feira (15), sendo o primeiro dia voltado para os candidatos dos cursos de biológicas e o segundo para vestibulandos de exatas e humanas, além dos treineiros. 

Faça download das provas e gabaritos

Consulte os demais modelos pelo acesso individual

Ao todo, a Unesp esperava mais de 69 mil inscritos para a primeira etapa do Vestibular. A abstenção do primeiro dia foi de 7,4%, enquanto o segundo registrou a ausência de 9,1% dos participantes previstos.

As provas da primeira etapa foram constituídas de 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.

Para Daniel Cecílio, diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas, as provas aplicadas pela Unesp foram clássificas, semelhantes ao ano anterior, e a banca de professores que fez a correção considerou que faltou um pouco de "brilho" em grande parte das questões. 

Segundo Daniel, a prova de Biologia do primeiro dia (voltado para cursos de biológicas) foi mais difícil do que a do segundo. Em compensação, Matemática e Física tiveram um nível de dificuldade maior na avaliação de segunda-feira (destinada aos candidatos de exatas). 

- Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas serão aplicadas em dezembro e suas datas mudam de acordo com a escola/curso da Unesp. Confira:

  • 10 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 12 a 15 de dezembro: Atividades online - upload de arquivos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo
  • 13 a 18 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 17 de dezembro: provas presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru

Segunda etapa

Os classificados para a segunda etapa serão conhecidos em 6 de dezembro, mesmo dia em que a Unesp liberará a consulta aos locais de prova. 

A segunda etapa será realizada em 19 de dezembro. As provas serão compostas por uma redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Resultados e Vagas

A Unesp divulgará o resultado do Vestibular em 27 de janeiro de 2022 e as matrículas dos calouros serão recebidas até o dia 28 seguinte.

Outras chamadas do Vestibular estão previstas para  3, 9, 11, 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.

A Unesp oferece 7.690 vagas no Vestibular 2022, sendo 50% para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas. 

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular.