Os interessados em participar do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) têm até as 17h desta segunda-feira, 11 de novembro, para se inscreverem. A taxa é de R$ 100 e pode ser paga em casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal ou, ainda, por agentes por ela credenciados.
O Vestibular 2014 oferece 1.184 vagas, sendo 358 para cursos em Cascavel, 244 em Foz do Iguaçu, 214 em Marechal Cândido Rondon, 194 em Toledo e 174 em Francisco Beltrão. Dentre a oferta, metade é para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e não concluíram curso de gradação.
O número de vagas diminuiu em relação ao Vestibular 2013 porque, pela primeira vez, metade das vagas oferecidas anualmente pela Unioeste será destinada ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.
Outra mudança está no formato das provas. Antes disputado em duas fases, o vestibular agora é composto por uma única etapa dividida em duas tardes consecutivas. O processo é classificatório e as questões da prova de conhecimentos específicos terão peso diferente para cada curso escolhido. Por exemplo, as questões de física valerão mais para os cursos de Exatas.
Agenda
As provas do Vestibular 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 14h às 18h, nos municípios onde são oferecidos os cursos da Unioeste. O ensalamento estará disponível a partir do dia 18 de novembro.
No primeiro dia do vestibular, os candidatos terão que responder uma prova de conhecimentos gerais constituída de 49 questões, sendo sete de cada uma das seguintes matérias: biologia, filosofia, física, geografia, história, química e sociologia. O caderno de provas do segundo dia terá uma redação e 28 questões de língua estrangeira, literatura, matemática e português.
O resultado final do Vestibular 2014 da Unioeste está agendado para o dia 20 de dezembro. Mais informações no Edital, pelo telefone (45) 3220-4224 ou pelo e-mail vestibular@unioeste.br.
Por Adriano Lesme