A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a terceira chamada do Vestibular 2020, da seleção Enem-Unicamp e da seletiva por Vagas Olímpicas.
As matrículas on-line deverão ser realizadas das 9h às 17h de quarta-feira, 19 de fevereiro. A etapa presencial só será realizada no dia 2 de março. As orientações para as matrículas estão disponíveis nos Manuais do Candidato ao final desta página. A matrícula só será confirmada após a realização das duas etapas.
Nos dias 21 de fevereiro e 4 de março serão realizadas novas chamadas. Para o Vestibular Tradicional também haverá chamadas nos dias 10, 16, 20, 27 e 31 de março.
- Segunda opção
Os convocados para o curso de segunda opção deverão realizar a matrícula on-line e, optar ou não, por aguardar a vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Caso a matrícula on-line para o curso de segunda opção não for feita o candidato perde a vaga (segunda opção), mas continua concorrendo ao curso de primeira opção, podendo ser convocado nas próximas chamadas.
Como foram as seletivas?
Vestibular Tradicional: As provas foram realizadas em duas fases e provas de Habilidades Específicas. A primeira fase, no dia 17 de novembro, contou com mais de 66 mil candidatos que responderam 90 questões objetivas, com perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês e interdisciplinares.
A segunda etapa foi aplicada nos dias 12 e 13 de janeiro para mais de 12 mil candidatos. O primeiro dia foi composto por questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura e perguntas interdisciplinares de Inglês, além de uma redação. O segundo contou com perguntas de Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além das específicas.
As provas de habilidades específicas de Música foram realizadas em outubro de 2019. Já Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo passaram pela etapa em janeiro de 2020.
Foram oferecidas 2.570 vagas, com reserva de no mínimo 15% e no máximo 27,2% das vagas para autodeclarados negros ou pardos.
Enem: Os candidatos puderam optar pelas edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na instituição. A oferta foi de 639 vagas, sendo 10% destinadas ao sistema de reserva de vagas.
Vagas Olímpicas: Nesta seleção a Unicamp ofereceu vagas pela participação e premiação em competições escolares ou científicas. Os candidatos foram avaliados em competições de 2018 ou 2019, nacionais e internacionais. Foram oferecidas 100 para o ingresso (podendo haver 14 adicionais).
Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte os Manuais (Vestibular, Enem, Olimpíadas).