Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2020, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas

Aprovados devem fazer a matricular on-line até amanhã. Matrícula presencial será em março.
Em 18/02/2020 10h00 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Unicamp
Crédito: Divulgação/Unicamp
Crédito da Imagem: facebook unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a terceira chamada do Vestibular 2020, da seleção Enem-Unicamp e da seletiva por Vagas Olímpicas.

Veja a 3ª chamada

As matrículas on-line deverão ser realizadas das 9h às 17h de quarta-feira, 19 de fevereiro. A etapa presencial só será realizada no dia 2 de março. As orientações para as matrículas estão disponíveis nos Manuais do Candidato ao final desta página. A matrícula só será confirmada após a realização das duas etapas.

Nos dias 21 de fevereiro e 4 de março serão realizadas novas chamadas. Para o Vestibular Tradicional também haverá chamadas nos dias 10, 16, 20, 27 e 31 de março.

  • Segunda opção

Os convocados para o curso de segunda opção deverão realizar a matrícula on-line e, optar ou não, por aguardar a vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Caso a matrícula on-line para o curso de segunda opção não for feita o candidato perde a vaga (segunda opção), mas continua concorrendo ao curso de primeira opção, podendo ser convocado nas próximas chamadas.

Como foram as seletivas?

Vestibular Tradicional: As provas foram realizadas em duas fases e provas de Habilidades Específicas. A primeira fase, no dia 17 de novembro, contou com mais de 66 mil candidatos que responderam 90 questões objetivas, com perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês e interdisciplinares.

A segunda etapa foi aplicada nos dias 12 e 13 de janeiro para mais de 12 mil candidatos. O primeiro dia foi composto por questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura e perguntas interdisciplinares de Inglês, além de uma redação. O segundo contou com perguntas de Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além das específicas. 

As provas de habilidades específicas de Música foram realizadas em outubro de 2019. Já Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo passaram pela etapa em janeiro de 2020.

Foram oferecidas 2.570 vagas, com reserva de no mínimo 15% e no máximo 27,2% das vagas para autodeclarados negros ou pardos.

Enem: Os candidatos puderam optar pelas edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na instituição. A oferta foi de 639 vagas, sendo 10% destinadas ao sistema de reserva de vagas.

Vagas Olímpicas: Nesta seleção a Unicamp ofereceu vagas pela participação e premiação em competições escolares ou científicas. Os candidatos foram avaliados em competições de 2018 ou 2019, nacionais e internacionais. Foram oferecidas 100 para o ingresso (podendo haver 14 adicionais).

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte os Manuais (Vestibular, Enem, Olimpíadas).