Unicamp abre inscrições do Vestibular 2022

Interessados podem se inscrever até 8 de setembro. Seleção oferece 2.540 vagas.
Em 02/08/2021 09h06 Por Lorraine Vilela Campos

Vista aérea da Unicamp
Vista aérea da Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições do Vestibular 2022. Os interessados podem se inscrever até 8 de setembro e a taxa é de R$ 180.

Faça sua inscrição no Vestibular 2022 da Unicamp

A Unicamp receberá das 9h da próxima quarta-feira, 4 de agosto, até as 17h de sexta-feira (6) os pedidos de redução de 50% da taxa de inscrição. O desconto pode ser solicitado por quem esteja nos critérios de escolaridade e renda abaixo:

  • Pessoas que sejam estudantes: ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação;
  • Remuneração de até dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.

O resultado dos pedidos de redução da taxa será divulgado pela Unicamp em 16 de agosto.

Isenção

A Unicamp divulgou no dia 29 de julho os nomes dos mais de 8 mil isentos da taxa de inscrição do Vestibular. A gratuidade contemplou pessoas de baixa renda e servidores da Unicamp/Funcamp e seus dependentes, com três diferentes modalidades de benefício. Saiba tudo nesta notícia e veja os beneficiados

Os isentos terão que se inscrever normalmente no Vestibular 2022, a diferença é que a inscrição será confirmada ao fim do cadastro, não havendo boleto a ser gerado. 

Vagas 

A Unicamp oferece 2.540 vagas pelo Vestibular 2022. A instituição adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declarem pretos e pardos. De acordo com o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Outras oportunidades da Unicamp para 2022 serão preenchidas assim:

  • Enem-Unicamp: 639 vagas
  • Vestibular Indígena: 49 vagas regulares + 81 oportunidades adicionais
  • Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares + 8 oportunidades adicionais

As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022. 

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS)

Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

O bônus é o seguinte:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Como e quando será o Vestibular?

O Vestibular será realizado em duas etapas gerais (para todos os candidatos), além das provas de habilidades específicas para alguns cursos. Veja o cronograma e como será constituída cada etapa:

  • Provas de habilidades específicas para Música: etapa I - 15 a 24 de setembro; fase II - 22 a 28 de outubro.
  • 1ª fase: 7 de novembro - prova objetiva com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio.
  • 2ª fase: 9 e 10 de janeiro de 2022 - provas dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 
  • Provas de habilidades específicas para os demais cursos: 13 a 15 de janeiro de 2022

A previsão é de que o resultado final do Vestibular 2022 seja divulgado pela Unicamp em 14 de fevereiro de 2022. Mais informações pelo site da Comvest/Unicamp e no edital.