Whatsapp
Em 02/08/2021 09h06 , atualizado em 02/08/2021 09h06

Unicamp abre inscrições do Vestibular 2022

Notícias

Interessados podem se inscrever até 8 de setembro. Seleção oferece 2.540 vagas. Por Lorraine Vilela Campos
Vista aérea da Unicamp
Vista aérea da Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições do Vestibular 2022. Os interessados podem se inscrever até 8 de setembro e a taxa é de R$ 180.

Faça sua inscrição no Vestibular 2022 da Unicamp

A Unicamp receberá das 9h da próxima quarta-feira, 4 de agosto, até as 17h de sexta-feira (6) os pedidos de redução de 50% da taxa de inscrição. O desconto pode ser solicitado por quem esteja nos critérios de escolaridade e renda abaixo:

  • Pessoas que sejam estudantes: ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação;
  • Remuneração de até dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.

O resultado dos pedidos de redução da taxa será divulgado pela Unicamp em 16 de agosto.

Isenção

A Unicamp divulgou no dia 29 de julho os nomes dos mais de 8 mil isentos da taxa de inscrição do Vestibular. A gratuidade contemplou pessoas de baixa renda e servidores da Unicamp/Funcamp e seus dependentes, com três diferentes modalidades de benefício. Saiba tudo nesta notícia e veja os beneficiados

Os isentos terão que se inscrever normalmente no Vestibular 2022, a diferença é que a inscrição será confirmada ao fim do cadastro, não havendo boleto a ser gerado. 

Vagas 

A Unicamp oferece 2.540 vagas pelo Vestibular 2022. A instituição adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declarem pretos e pardos. De acordo com o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Outras oportunidades da Unicamp para 2022 serão preenchidas assim:

  • Enem-Unicamp: 639 vagas
  • Vestibular Indígena: 49 vagas regulares + 81 oportunidades adicionais
  • Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares + 8 oportunidades adicionais

As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022. 

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS)

Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

O bônus é o seguinte:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como e quando será o Vestibular?

O Vestibular será realizado em duas etapas gerais (para todos os candidatos), além das provas de habilidades específicas para alguns cursos. Veja o cronograma e como será constituída cada etapa:

  • Provas de habilidades específicas para Música: etapa I - 15 a 24 de setembro; fase II - 22 a 28 de outubro.
  • 1ª fase: 7 de novembro - prova objetiva com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio.
  • 2ª fase: 9 e 10 de janeiro de 2022 - provas dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 
  • Provas de habilidades específicas para os demais cursos: 13 a 15 de janeiro de 2022

A previsão é de que o resultado final do Vestibular 2022 seja divulgado pela Unicamp em 14 de fevereiro de 2022. Mais informações pelo site da Comvest/Unicamp e no edital.

Relacionados
A Unicamp antecipou para esta quinta-feira, 29 de julho, o resultado da isenção do Vestibular 2022. Mais de 8 mil candidatos foram beneficiados.
A Unesp lançará o Vestibular 2022 em live na tarde desta terça-feira, 24 de agosto. Seleção preencherá 7.720 vagas em 136 cursos de graduação.
A Comvest divulgou hoje, 20/05, as datas para a realização do Vestibular 2022 da Unicamp. Veja o calendário!
As obras literárias do Vestibular 2023 da Unicamp já estão disponíveis. Confira quais são!
Foram prorrogadas as inscrições do Vestibular 2022 da Unicamp. Novo prazo acaba em 14 de setembro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES