Whatsapp
Em 08/09/2021 01h00 , atualizado em 08/09/2021 11h08

Unicamp prorroga inscrições do Vestibular 2022

Notícias

Novo prazo acaba em 14 de setembro. Seleção tem oferta de 2.540 vagas. Por Lorraine Vilela Campos
Vista aérea da Unicamp
Vista aérea da Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prorrogou as inscrições do Vestibular 2022 até 14 de setembro. Anteriormente, o prazo acabaria nesta quarta-feira (8). A taxa é de R$ 180 e pode ser paga até o próximo dia 15.

Faça sua inscrição

Em agosto, a Unicamp recebeu os pedidos de redução da taxa do Vestibular 2022. O desconto foi voltado para estudantes (ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação), com renda de até dois salários mínimos ou que estivessem desempregados. Veja os beneficiados aqui

Anteriormente, a universidade já havia concedido a isenção total da taxa para estudantes de baixa renda

Vestibular

A Unicamp aplicará duas etapas gerais (provas para todos os cursos) e testes de habilidades específicas para algumas graduações. Confira como e quando serão as fases do Vestibular 2022:

  • Provas de habilidades específicas para Música: etapa I - 15 a 24 de setembro; fase II - 22 a 28 de outubro.
  • 1ª fase: 7 de novembro - prova objetiva com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio.
  • 2ª fase: 9 e 10 de janeiro de 2022 - provas dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 
  • Provas de habilidades específicas para os demais cursos: 13 a 15 de janeiro de 2022

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp está previsto para o dia 14 de fevereiro. 

Vagas

A oferta da Unicamp é de 2.540 vagas pelo Vestibular 2022. A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declarem pretos e pardos. De acordo com o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outras oportunidades da Unicamp para 2022 serão preenchidas assim:

  • Enem-Unicamp: 639 vagas
  • Vestibular Indígena: 49 vagas regulares + 81 oportunidades adicionais
  • Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares + 8 oportunidades adicionais

As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022. 

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS)

Os candidatos que tenham estudado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

O bônus é o seguinte:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Mais informações pelo site da Unicamp e no edital.

Relacionados
A Unicamp divulgou a concorrência do Vestibular 2022 hoje, 28 de setembro. Seleção teve queda de mais de 14 mil inscritos em relação ao último ano.
A Unicamp antecipou para esta quinta-feira, 29 de julho, o resultado da isenção do Vestibular 2022. Mais de 8 mil candidatos foram beneficiados.
A PUC-Campinas recebe inscrições do Vestibular 2022/1 até 3 de novembro. Oferta é de 5.430 vagas, sendo 120 para Medicina.
A Unicamp abriu nesta segunda-feira, 2 de agosto, as inscrições do Vestibular 2022. Interessados podem se inscrever até 8 de setembro.
A Unicamp antecipou divulgação dos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022 para hoje, 22 de outubro. Provas serão em 7 de novembro.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES