Unespar abre inscrições do Vestibular 2019

Cadastros dos candidatos interessados serão recebidos até o dia 11 de setembro.
Em 13/07/2018 10h00 , atualizado em 10/09/2018 16h32 Por Lorraine Vilela Campos , Rafael Batista , Rafael Batista

Crédito da Imagem: unespar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) abriu as inscrições do Vestibular 2019 nesta sexta-feira, 13 de julho. Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de setembro, com taxa no valor de R$ 110. 

Faça sua inscrição

A seleção preencherá 1.748 vagas em cursos superiores ministrados em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitoria.

Os pedidos de isenção da taxa da Unespar serão recebidos de 1º a 23 de agosto. A gratuidade do valor é voltado para os inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (SISTC).

O edital de homologação dos pedidos de isenção com a resposta das solicitações estará disponível em 31 de agosto. Os isentos não estão inscritos na seleção e precisam observar o período de inscrição para confirmar a participação no Vestibular.

Vestibular

O ensalamento do Vestibular da Unespar será liberado em 25 de outubro. As provas serão aplicadas em 18 de novembro, às 13h30, e terão questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. 

O formato do Vestibular foi alterado para atender os critérios já adotados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Anteriormente, as provas eram compostas por provas gerais, vocacionadas e redação. Agora, a universidade retirou a parte vocacionada da seleção. 

Como era: Questões objetivas de conhecimentos gerais; questões de disciplinas específicas (prova vocacionada) e redação.

Como ficou: Questões objetivas de conhecimentos gerais e redação (seleção igual para todos os cursos).

Os aprovados para os testes de habilidades específicas serão conhecidos em 7 de dezembro. As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 seguintes para os cursos de Canto; Composição e Regência; Instrumento e Música; Artes Cênicas; Dança; Música e Música Popular. Os resultado com os habilitados sairá em 19 do mesmo mês. 

Resultado

O resultado final do Vestibular 2019 da Unespar será publicado em 7 de janeiro. As datas de matrícula e das convocações posteriores ainda serão informadas pela universidade. 

Mais informações no Edital do Vestibular e no site da Unespar.

Cotas na Unespar

A instituição anunciou em maio a criação da Comissão de Cotas e informou que a reserva de vagas para os processo seletivos da Unespar estava sendo estudada. Os pontos sobre as ações afirmativas seriam apresentados ao Conselho Universitário (COU). No entanto, a reserva de vagas ainda não vale para este processo seletivo.

Saiba mais sobre a Lei de Cotas