Whatsapp
Em 27/01/2021 13h14 , atualizado em 29/01/2021 13h17

UFSC abre inscrições do Vestibular 2021

Notícias

Seleção não terá aplicação de provas e será feita pelas notas do Enem e vestibulares anteriores. Por Giullya Franco
Crédito: Henrique Almeida/UFSC
Crédito: Henrique Almeida/UFSC
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o prazo para as inscrições no Vestibular 2021. Período vai até o dia 4 de março e a taxa é de R$ 80.

Inscreva-se na UFSC

As solicitações de isenção serão recebidas até o dia 9 de fevereiro. O benefício será concedido aos inscritos no CadÚnico ou estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares com renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa.

O resultado preliminar das solicitações será liberado em 22 de fevereiro e os candidatos terão até as 18h do dia seguinte para enviar os recursos. O resultado final será liberado no dia 26 de fevereiro.

Seletiva

A UFSC não vai aplicar provas neste vestibular por conta da pandemia do coronavírus. A seleção será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares anteriores da UFSC.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o sistema de notas que deseja usar e a instituição disponibilizará uma ferramenta de suporte que permitirá verificar qual o sistema de notas que melhor atendo o candidato.

Quem optar pelo Enem poderá utilizar as notas das edições de 2017 a 2020 e precisam ter nota mínima de 200 pontos na redação e terem obtido no mínimo a pontuação correspondente à nota mínima do Enem, acrescida de 10%, em cada uma das disciplinas. Veja a tabela:

Já os estudantes quem escolherem o Enem 2020, a nota para concorrer à classificação será disponibilizada no site do Processo Seletivo da UFSC quando o resultado for liberado pelo Inep.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para os estudantes que optarem por utilizar notas dos vestibulares anteriores da UFSC serão aceitas as edições de 2018 a 2020. A nota final do candidato será composta de duas partes: a primeira, baseada no número de acertos das questões, e a segunda, baseada em nova correção das questões discursivas e da redação.

Veja mais: UFSC escolhe Enem e vestibulares anteriores para ingresso em 2021

Vagas e Resultado

Neste processo seletivo a UFSC está oferecendo 2.525 vagas, sendo que 1.807 serão preenchidas pela nota do Enem e as outras 718 vagas com utilização da nota de vestibulares. Das vagas, metade é reservada aos estudantes de escolas públicas de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

No dia 14 de maio, a universidade deve liberar a lista de aprovados na seletiva e as informações para matrículas.

  • Distribuição de vagas em 2021

Em dezembro a UFSC informou que a distribuição das vagas de 2021 passariam por alterações por conta da pandemia do coronavírus. Ficou decidido que os candidatos poderiam utilizar quatro formas de seletivas: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), notas do Enem e de vestibulares anteriores da UFSC e um vestibular tradicional. Veja abaixo como será a distribuição:

Para mais informações acesse o Site da UFSC ou consulte o edital.

Relacionados
Veja quando sai o resultado do Enem 2020, como acessar as notas, de que maneira calcular a média e onde usar a pontuação.
A UFSC abriu hoje (17) as inscrições de vagas suplementares para negros. Interessados podem se inscrever até 12 de março. São oferecidas 210 oportunidades.
A UFSC divulgou como o ingresso nos cursos será feito em 2021. Instituição usará Enem, vestibulares anteriores e SiSU.
A UFSC liberou o resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021. Inscrições continuam abertas para o processo seletivo.
As inscrições para o processo seletivo 2020 da UFSCar de vagas remanescentes do SiSU estão abertas. Oferta tem 67 vagas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES