A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta terça-feira, 22 de setembro, um novo recorde de inscritos no seu Vestibular 2015/2016. No total, 58.934 estudantes se inscreveram para a disputa das 4.886. No ano passado, foram 57.068.
Só para o curso de Medicina, em Toledo, foram contabilizados 2.305 candidatos para as 60 vagas disponíveis. A primeira turma da Federal na cidade registrou o maior número de inscritos entre os campi do interior.
A relação de candidatos por vaga será disponibilizada no dia 16 de outubro, logo após as provas de habilidades específicas dos concorrentes de Música, já que eles têm direito à segunda opção de curso, em caso de reprovação.
Vestibular
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 8 de novembro e constituídas por 80 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Já a segunda etapa, prevista para 6 e 7 de dezembro, será composta por prova discursiva de Compreensão e Produção de Textos e até duas provas específicas, conforme o curso escolhido.
As provas de habilidades específicas acontecem nos dias 11 de outubro, para Música, e 7 de dezembro, para Arquitetura e Urbanismo e Design. Candidatos aos cursos e Estatística, Matemática e Matemática Industrial passam, ainda, por uma terceira fase. O resultado será publicado em 15 de janeiro de 2016.
Das vagas oferecidas, 2.469 são destinadas à Lei nº 12.711, que contempla alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública, inclusive pretos, pardos e indígenas. Outras 1.929 oportunidades serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Mais informações podem ser conferidas no Edital ou no Guia do Candidato.
Por Wanja Borges