UFPR aprova cotas para deficientes já para o Vestibular 2009

Em 05/06/2008 10h43 , atualizado em 05/06/2008 10h46 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou mais uma ação afirmativa para seu Vestibular 2009. A instituição, que já reserva vagas para negros e estudantes egressos de escolas públicas, a partir de 2009, reservará também, uma vaga de cada curso para candidatos que comprovem deficiência.

A medida, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPR, determina que os deficientes sejam aprovados pelo sistema universal na primeira fase do vestibular para que tenham direito ao sistema de cotas, só na segunda etapa. Posteriormente, aquele que ficar em primeiro lugar entre os cotistas deficientes, será aprovado.

Essas cotas não impedem aos deficientes que concorram às vagas pelo sistema universal. Se um deficiente for aprovado pelo sistema universal, a vaga reservada segue para outro candidato deficiente.

Segundo a universidade, será necessário comprovar a deficiência por meio de laudos médicos, no momento da matrícula (após a aprovação) ou via análise de banca examinadora especial, no momento da inscrição no processo seletivo.

Mais informações sobre essa nova ação afirmativa da UFPR serão divulgadas em edital no próximo dia 09 de junho.

Veja também:
Prós, contras, histórico e curiosidades sobre as Cotas.

Por Camila Mitye