UFPA inicia inscrições para o Vestibular (PS) 2020

Universidade oferece mais de 7 mil vagas para participantes do Enem 2019. Algumas mudanças foram anunciadas.
Em 07/10/2019 14h01 , atualizado em 07/10/2019 14h10 Por Adriano Lesme

Crédito: Mkt Ascom UFPA
Crédito: Mkt Ascom UFPA
Crédito da Imagem: Mkt Ascom UFPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2020 da Universidade Federal do Pará (UFPA) começaram na tarde desta segunda-feira, 7 de outubro. O vestibular é exclusivo para quem se inscreveu no Enem 2019.

Faça aqui sua inscrição no PS 2020 da UFPA

Os interessados podem se inscrever até as 17h do dia 1º de novembro. A taxa é de R$ 50, mas quem comprovar ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral tem direito a isenção.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos até 21 de outubro, ao se inscrever no vestibular. O resultado das solicitações será divulgado no dia 24 de outubro.

Vagas

O PS 2020 da UFPA oferece 7.143 vagas, sendo 3.503 para cotistas da rede pública (Lei de Cotas). Também há 191 vagas extras para pessoas com deficiência (PcDs).

Os cursos da UFPA estão localizados em Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

Mudanças

A UFPA decidiu, por meio de uma reunião que envolveu professores, técnicos e alunos que fazem parte do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que as vagas do PS 2020 serão divididas por turmas e não por cursos. Isso significa que nos cursos com entradas em semestres diferentes o candidato precisará escolher quando deseja ingressar.

Outra mudança é em relação às repescagens dos cursos com essas entradas em dois semestres. Quem não conseguir ser aprovado em uma turma passará a fazer parte de uma lista de espera com todos os candidatos do mesmo curso e período (tanto para a turma do primeiro quanto para a do segundo).

No ano passado, a Justiça Federal proibiu a UFPA de divulgar o resultado do vestibular justamente porque o candidato em lista de repescagem não poderia ser aprovado em um semestre diferente do escolhido na inscrição. Com isso, era possível que um candidato com média de 750 pontos, por exemplo, conseguisse ser aprovado para o segundo semestre, enquanto um outro com média de 760 não conseguia porque a entrada no primeiro semestre exigia uma média maior.

Bônus

O desempenho no Enem 2019 é o único critério de ingresso no vestibular da UFPA, exceto para os cursos de Música e Dança, que exigem exame de habilidade específica (EHE). Esse exame será realizado no dia 15 de dezembro, em Belém.

Como aconteceu nos últimos anos, os candidatos que cursaram todo o ensino médio na Região Norte ganham um bônus de 10% na média do Enem. Esse bônus também é válido para as vagas que serão oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O resultado do PS 2020 da UFPA será divulgado depois do resultado do Enem 2019. Mais informações no Edital e site do Ceps.