UFOPA encerra inscrições dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola

Não há taxa de inscrição. Oferta é de 108 vagas, igualmente divididas entre as duas seleções.
Em 01/03/2017 01h30 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: UFOPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) finaliza hoje, 1º de março, o prazo para inscrições nos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ). Elas podem ser feitas exclusivamente pela internet, sem qualquer custo.

Inscreva-se no Vestibular Quilombola

Participe do Vestibular Indígena

Estudantes que já concluíram curso superior ou estão vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) não podem se inscrever nas seleções. 

Já os matriculados na Ufopa, que ingressaram pelo PSEQ em outros anos, só poderão participar do Processo Seletivo Regular (PSR), cujas inscrições podem ser feitas até 10 de março, neste link.

A oferta é de 108 vagas, igualmente divididas entre os dois Vestibulares. Outras 1.018 vagas estão sendo disponibilizadas pelo PSR, cuja seleção acontecerá com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ou 2016.

Seleções

Os candidatos indígenas deverão comparecer na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, entre os dias 2 e 10 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para homologar suas inscrições. Eles deverão apresentar os documentos discriminados no Edital.

Já os vestibulandos quilombolas precisam anexar a Declaração de Pertencimento, emitida e assinada pelo presidente da Comunidade Quilombola da cidade do candidato, ao formulário de inscrição online.

Nos dois casos, os locais de prova serão informados em 10 de março e as seleções acontecerão no dia 19 seguinte. Os indígenas serão submetidos à uma redação, enquanto os quilombolas responderão cinco questões discursivas baseadas nos textos indicados no edital.

O PSEI realizará, ainda, uma entrevista com os melhores classificados nos dias 10 e 11 de abril. Neste caso, o resultado final será publicado no dia 20. Já a liberação da lista de aprovados no PSEQ está prevista para 7 de abril.

Mais informações podem ser obtidas nos Editais do PSEI ou do PSEQ.