A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu as inscrições do Vestibular 2020 e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) nesta quarta-feira, 21 de agosto. Os interessados podem se inscrever até 17 de novembro e a taxa é de R$ 120.
Faça sua inscrição no Vestibular ou Passe
Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 5 de setembro. A UFMS concederá a gratuidade em duas modalidades:
- CadÚnico - Decreto Federal nº 6.593/2008
Pessoas inscritas no CadÚnico do Governo Federal e que tenham renda de meio salário-mínimo por pessoa ou total familiar de 3 salários-mínimos
- Lei Federal nº 12.799/2013
Renda familiar máxima de 1,5 salário-mínimo por pessoa + ensino médio feito em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular.
A UFMS divulgará o resultado dos pedidos de isenção em 17 de setembro, contando com recursos nos dias 18 e 19 seguintes e respostas em 30 de setembro.
Provas
O Vestibular 2020 será realizado em 1º de dezembro e o Passe terá provas no dia 8 seguinte, das 8h às 12h30. Todos os candidatos terão 60 questões objetivas distribuídas pelas áreas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Somente os participantes do Vestibular e da 3ª etapa da seleção seriada contarão com a redação.
Notas e Resultados
As notas das provas objetivas e da redação da terceira etapa do Passe e dos candidatos do Vestibular, assim como o resultado preliminar, serão publicados pela UFMS em 15 de janeiro de 2020.
As primeiras chamadas do Vestibular e do Passe são esperadas para 24 de janeiro. Já a pontuação das duas primeiras etapas serão divulgadas no dia 27 seguinte.
Vagas
A UFMS oferece mais de 4.500 vagas no Vestibular 2020, enquanto o Passe tem oferta de mais de 1.020 oportunidades para 2020.
A universidade reserva 50% das vagas do Vestibular e do Passe para cotistas de escolas públicas (contando com percentual exclusivo para pessoas autodeclaradas negras, pardas e indígenas) e pessoas com deficiência.
As vagas do Passe correspondem a 20% das oportunidades da UFMS para o ano de 2020, enquanto o Vestibular é responsável pelo preenchimento de 40%. Os demais 40% são para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Os cursos de Música (licenciatura), Educação do Campo (Licenciatura) e Licenciatura Intercultural Indígena são oferecidos somente pelo Vestibular Tradicional e não estarão presentes no Passe e no SiSU.
Mais informações nos Editais e pelo site da UFMS.