UFJF divulga datas e mudanças do Vestibular 2010 e PISM

Em 10/02/2009 18h51 , atualizado em 11/02/2009 11h13 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, divulgou nesta terça as datas e as mudanças que ocorrerão no Vestibular 2010 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), de avaliação seriada, da instituição.

Segundo a assessoria da universidade, a antecipação de tais informações tem como objetivo deixar os candidatos mais tranquilos. A principal mudança é a redução do número de dias de prova, que passa de três para dois. O calendário será o seguinte:

Vestibular 2010
1ª etapa: 6 de dezembro.
2ª etapa: 21 e 22 de dezembro.

PISM I e II
16, 17 e 18 de dezembro.

PISM III
Prova objetiva: 20 de dezembro
Prova aberta: 21 e 22 de dezembro

Mudanças

No Vestibular, a nota da 1ª etapa, que antes era descartada, agora vale 30% da nota final do candidato. Além disso, até o último exame, os candidatos eram passados da 1ª para a 2ª fase em uma proporção de 4 candidatos para cada vaga. A partir deste ano a proporção cairá para três candidatos. A 1ª fase será composta por 50 questões objetivas e a 2ª fase por 10 questões discursivas por dia, de acordo com a área; veja o cronograma:

Exatas: 5 questões de Língua Portuguesa e 5 questões de Matemática no 1° dia; 5 questões de Física e 5 questões de Química no 2° dia.

Saúde: 5 questões de Língua Portuguesa e 5 questões de Biologia no 1° dia; 5 questões de Física e 5 questões de Química no 2° dia.

Humanas e Sociais Aplicadas: 5 questões de Língua Portuguesa e 5 questões de Literatura no 1° dia; 5 questões de Geografia e 5 questões de História no 2° dia.

Economia e Administração: 5 questões de Língua Portuguesa e 5 questões de Matemática no 1° dia; 5 questões de Geografia e 5 questões de História no 2° dia.

PISM

Nos PISM I e II, a principal mudança é o rearranjo de questões para reduzir de quatro para apenas três o número de dias de prova. No primeiro deles os candidatos responderão a 40 questões objetivas; no segundo a 8 questões discursivas e no terceiro a também 8 questões discursivas. Nos PISM I e II são analisadas as competências dos estudantes em todas as áreas do Ensino Médio.

No PISM III, o candidato já escolhe o curso para o qual concorre a uma vaga e as provas são aplicadas diferentemente dos outros dois anos. No primeiro dia o vestibulando responde a 40 questões objetivas, no segundo a 10 questões discursivas e no terceiro também a 10 discursivas, dependendo da área do curso desejado, assim como o Vestibular. Outra mudança é que agora a nota final do candidato do PISM III é calculada da seguinte maneira: o PISM I vale 20% da nota total, o PISM II vale 30% da nota total e o PISM III vale 50% da nota total.

O resumo de todas as mudanças do PISM pode ser melhor visualizada clicando aqui.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3967.

Por Marla Rodrigues