UFJF apresenta mudanças para o Vestibular e PISM 2010

Em 08/01/2009 15h07 , atualizado em 09/01/2009 08h05 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou na última quarta-feira (07) mudanças nos processos seletivos da instituição: Vestibular e Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). As alterações entram em vigor na seleção de 2010.

De acordo com o novo modelo, o Vestibular, que continuará sendo realizado em duas etapas, terá a primeira fase constituída de uma única prova, igual para todos os candidatos. A avaliação terá 50 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma: 10 questões das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e 5 questões das seguintes matérias: Literatura, Geografia, História, Física, Química e Biologia.

A segunda etapa será constituída de duas provas discursivas com 10 questões cada, aplicadas em dois dias distintos, de acordo com a área de escolha do candidato, conforme delimitado aqui.

A nota da primeira etapa que, no antigo modelo, era descartada, agora passa a ter peso de 30% no resultado final do candidato. A nota da segunda etapa fica com peso de 70%. Outra mudança ocorreu no número de candidatos que irão para a segunda etapa. A relação candidato/vaga que era de quatro candidatos por vaga, agora passa a ser de três candidatos por vaga.

No caso do PISM I e PISM II as mudanças são mínimas. Houve apenas um rearranjo das questões com o objetivo de reduzir o número de quatro para três dias de provas: no primeiro dia será aplicada uma prova objetiva com 5 questões das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Geografia, História, Física, Química e Biologia, totalizando 40 questões. No segundo dia, o aluno fará uma prova com 8 questões discursivas, sendo 2 de cada uma das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia e, no terceiro dia, uma prova com 8 questões também discursivas sendo 2 questões de: Literatura, Física, Biologia e História.

Já no PISM III, a mudança foi um pouco maior. O modelo procurou incorporar a metodologia usada no novo Vestibular. Desta forma, no primeiro dia, o candidato fará prova também com 40 questões objetivas sendo 5 questões das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Geografia, História, Física, Química e Biologia. Nos segundo e terceiro dias, o candidato fará uma prova discursiva com 10 questões de acordo com a área de escolha do candidato conforme demarcado aqui.

O cálculo da nota final do candidato também sofreu alteração. A partir de 2010, a nota será calculada pela seguinte expressão: Nota Final = Nota PISM I x 0,20 + Nota PISM II x 0,30 + Nota PISM III x 0,50.

Vale destacar que as Provas de Habilidades Específicas, previstas para os Cursos de Arquitetura e Música, não sofreram alteração.

Por Gabriele Alves