UERJ prorroga inscrições para o Exame Discursivo 2015

Prazo seria encerrado no domingo, mas foi adiado até 9 de outubro. Taxa é de R$ 90.
Em 03/10/2014 16h17 , atualizado em 03/10/2014 16h18 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta sexta-feira, 3 de outubro, que as inscrições para o Exame Discursivo, que corresponde à segunda fase do Vestibular Estadual 2015, foram prorrogadas até o próximo dia 9. O prazo, que teve início em 19 de setembro, seria encerrado no domingo, inicialmente.

Faça sua inscrição 

Candidatos sem acesso à internet poderão se inscrever das 10h às 17h, no Laboratório de Informática que fica no térreo do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã, localizado na rua São Francisco Xavier, nº 524, no Rio de Janeiro. A taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 90, deve ser paga até 10 de outubro. 

Podem se inscrever os estudantes classificados no 1º ou 2º Exame de Qualificação, aplicados neste ano. No ato da inscrição, além de informar se desejam ou não concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas, eles devem indicar a língua estrangeira de preferência e escolher uma única instituição e um único curso, podendo optar por quantas subopções de turnos e semestres desejar.

Processo Seletivo
O Exame Discursivo será realizado no dia 30 de novembro e constituído por provas discursivas de Língua Portuguesa Instrumental com Redação mais outras duas disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. O valor total é de 80 pontos. No dia 21 de outubro, os inscritos terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais das provas.

As notas serão liberadas no dia 19 de dezembro com prazo até o dia 23 seguinte para recursos. Já a divulgação do resultado final está prevista para 24 de janeiro com matrículas para os dias 27, 28 e 29 seguintes. Das 5.701 vagas oferecidas para a UERJ, 45% são reservadas para o Sistema de Cotas.

Dentre elas, 20% são para negros e indígenas, 20% para alunos de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Outras 220 oportunidades são disponibilizados para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas são para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (ABM D. Pedro II). Detalhes podem ser consultados no Manual do Candidato, por meio dos telefones (21) 2334-0239 /0275 /0669 ou através do e-mail vestibular@dsea.uerj.br.

Por Wanja Borges