UEMA encerra inscrições do Paes 2020 nesta segunda-feira (19)

A oferta do processo seletivo é de mais 4 mil vagas na UEMA e 910 vagas na UEMASUL.
Em 19/08/2019 11h38 Por Giullya Franco

Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Instit
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerra nesta segunda-feira, 19 de agosto, o período para as inscrições no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2020, contando com taxa de R$ 85. O prazo final estava previsto para o último dia 9, mas a instituição modificou o cronograma de cadastros.

Inscreva-se no Paes 2020

Os candidatos que são servidores da instituição e seus dependentes, os estudantes de escolas públicas do Maranhão (que tenham feito os dois últimos anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na rede pública) e pessoas com renda máxima de dois salários-mínimos tiveram até o dia 31 de maio para solicitar a isenção da taxa de inscrição.

O resultado dos pedidos de isenção já foi divulgado pela UEMA. Clique aqui para conferir os candidatos que receberam a gratuidade.

Cotas

Para os candidatos que desejam participar da seletiva por meio do Sistema Especial de Reserva de Vagas (cotas da instituição), é necessário realizar o envio da documentação comprobatória até o dia 14 de agosto. A documentação exigida pode ser conferida no edital.

Paes 2020

As provas do Paes serão aplicadas nos campi da UEMA e UEMASUL, em duas etapas. 

A primeira etapa será aplicada no dia 20 de outubro, das 13h às 18h e as provas contarão com 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

Os convocados para a segunda etapa serão conhecidos no dia 9 de novembro e as provas serão aplicadas no dia 24 de novembro, das 13h às 18h. Nesta etapa a avaliação contará com 12 questões discursivas e uma redação. 

Aos candidatos do curso de Música também haverá o Teste de Habilidades Específicos (THE), aplicado no dia 15 de setembro. Os classificados nesta prova específica serão conhecidos no dia 23 de setembro. 

O resultado final do Paes 2020 está programado para ser divulgado no dia 17 de janeiro de 2020.

  • Obras Literárias

Para a realização deste processo seletivo, a UEMA informou que os candidatos deverão ler as seguintes obras:

Libertinagem (Manuel Bandeira)
Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
Verão no aquário (Lygia Fagundes Telles)

Vagas

A oferta do Paes 2020 é de 4.030 vagas para a UEMA para São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá e São Bento.

Também estão sendo oferecidas 910 vagas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz, Açailândia e Estreito.

As vagas serão distribuídas entre o Sistema Universal e o Sistema Especial de Reserva de Vagas, com cotas para estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas e pessoas com deficiência.

Para mais informações acesse o Site da UEMA e consulte o edital.