Concorrência do Paes 2020 da UEMA é divulgada

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é o mais concorrido do vestibular. Locais de prova da primeira fase saem dia 14 de outubro.
Em 04/10/2019 13h00 Por Adriano Lesme

Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Instit
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) liberou a concorrência do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2020. Ao todo, 66.746 candidatos concorrem a 4.940 vagas.

O curso mais concorrido da UEMA é o bacharelado em Segurança Pública, título dado para quem conclui o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). No sistema universal, são 432 candidatos por vaga para mulheres e 164,93 para homens.

Depois do CFO, o curso mais concorrido é Medicina em Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal. Em seguida estão os cursos de Medicina em Imperatriz (164,03), Direito em São Luís (86,64), Direito em Bacabal (61,36) e Medicina Veterinária em São Luís (33,53).

Acesse a concorrência completa

A oferta do Paes 2020 é de 4.030 vagas para a UEMA em São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá e São Bento.

Também estão sendo oferecidas 910 vagas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz, Açailândia e Estreito.

As vagas serão distribuídas entre o Sistema Universal e o Sistema Especial de Reserva de Vagas, com cotas para estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas e pessoas com deficiência. 

Paes 2020

As provas do Paes serão aplicadas nos campi da UEMA e UEMASUL, em duas etapas. A primeira etapa será aplicada no dia 20 de outubro, das 13h às 18h, e as provas contarão com 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

Os convocados para a segunda etapa serão conhecidos no dia 9 de novembro e as provas serão aplicadas no dia 24 de novembro, das 13h às 18h. Nessa etapa a avaliação contará com 12 questões discursivas e uma redação. 

Os candidatos ao curso de Música fizeram no dia 15 de setembro um Teste de Habilidades Específicos (THE). O resultado saiu no dia 23 de setembro.

  • Obras Literárias

Para a realização deste processo seletivo, a UEMA informou que os candidatos deverão ler as seguintes obras:

Libertinagem (Manuel Bandeira)
Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
Verão no aquário (Lygia Fagundes Telles)

O resultado final do Paes 2020 está programado para ser divulgado no dia 17 de janeiro de 2020. Para mais informações acesse o Site da UEMA e consulte o edital.