UEMA abre inscrições do Paes 2020

Oferta da universidade é de mais de 4 mil vagas, além das 910 oportunidades que serão preenchidas na UEMASUL.
Em 15/07/2019 16h22 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Foto: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Instit
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu as inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2020 nesta segunda-feira, 15 de julho. Os interessados podem se inscrever até 9 de agosto e a taxa é de R$ 85.

Faça sua inscrição

Os candidatos que se inscreverem no Sistema Especial de Reserva de Vagas (cotas da instituição) terão que enviar a documentação comprobatória até 14 de agosto. A documentação exigida pode ser conferida neste Edital.

Isenção

A UEMA recebeu pedidos de isenção da taxa do Paes dos seguintes candidatos:

- Servidores da instituição e seus dependentes;

- Estudantes de escolas públicas do Maranhão (que tenham feito os dois últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública;

- Pessoas com renda máxima de dois salários-mínimos.

O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado pela UEMA no fim da semana passada e pode ser visto neste link. De acordo com a UEMA, mais de 35 mil candidatos receberam a gratuidade da taxa.

Provas

O curso de Música dará início aos testes do Paes 2020, já que os candidatos da graduação participarão do Teste de Habilidades Específicos (THE) em 15 de setembro. Os classificados nesta prova específica serão conhecidos no dia 23 seguinte. 

A primeira fase geral do Paes 2020 será aplicada em 20 de outubro, das 13h às 18h. As provas contarão com 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas. 

Os convocados para a segunda etapa do Paes terão seus nomes divulgados em 9 de novembro. As provas serão aplicadas em 24 de novembro, das 13h às 18h, e serão constituídas de 12 perguntas discursivas e uma redação. 

Os candidatos terão que ler os livros abaixo para as provas:

• Libertinagem (Manuel Bandeira)
• Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
• Verão no aquário (Lygia Fagundes Telles)

Resultado e Vagas

O resultado do Paes 2020 será publicado em 17 de janeiro de 2020. O cronograma de matrículas e das demais chamadas não foi informado pela UEMA. 

A oferta do Paes 2020 é de 4.030 vagas para a Uema. As oportunidades são para São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá e São Bento.  

O Paes também preencherá 910 vagas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). As oportunidades são para Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Mais informações no Edital e pelo site da UEMA.