UEM registra aumento de inscritos no Vestibular de Verão e Pas 2019

Concorrência foi divulgada pela universidade na última segunda-feira, 30 de setembro.
Em 01/10/2019 11h05 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da foto: Mallu Andrade/UEM
Crédito da foto: Mallu Andrade/UEM
Crédito da Imagem: Mallu Andrade/UEM
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Medicina é o curso mais concorrido das duas seleções da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No Processo de Avaliação Seriada (Pas) 2019, a instituição registrou 57,9 candidatos por vaga, já no Vestibular de Verão 2019 a proporção da disputa foi de 209,8 vestibulandos por oportunidade. 

Confira a concorrência

Os outros dois cursos mais concorridos do Vestibular de Verão da UEM são Odontologia (33,5 candidatos por vaga) e Psicologia (29,2). Psicologia também está entre as graduações mais disputadas do Pas (22,1), ocupando a segunda posição, ranking que é preenchido por Biomedicina (20,5). 

De acordo com a UEM, as duas seleções tiveram aumento no número de participantes, sendo que o Vestibular registrou 13.118 inscritos, 2,7% a mais em relação ao último ano. Já as três edições do Pas somaram 29.723 concorrentes, crescimento de 7,25% em relação a 2018.

Vagas

A oferta da UEM é de 1.519 vagas no Vestibular de Verão 2019, das quais 287 são reservadas aos cotistas. Já o Pas tem oferta de 753 oportunidades e não apresenta cotas. 

As oportunidades do Pas e do Vestibular de Verão da UEM são para Maringá, Umuarama, Goioerê, Cianorte e Ivaiporã.

Provas

Os cronogramas de provas mudam de acordo com a modalidade de seleção em que o candidato se inscreveu. Dias antes das provas, a UEM disponibilização do Cartão de Confirmação de Inscrição com os endereços dos processos seletivos. 

Os locais de prova do Pas serão informados em 24 de outubro. A seleção será aplicada em 24 de novembro e a divisão será a seguinte:

=> Pas 1 e 2: 25 questões de Conhecimentos Gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, 5 de Língua Estrangeira e uma Redação.

=> Pas 3: 19 questões de Conhecimentos Gerais, 7 de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, 4 de Língua Estrangeira, 10 de Conhecimentos Específicos (5 de cada disciplina) e uma Redação.

Os locais de prova do Vestibular de Verão poderão ser consultados em 8 de novembro. As provas serão realizadas em 8 e 9 de dezembro.

  • 1º dia: Redação + questões de conhecimentos gerais
  • 2º dia: Questões de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.

Habilidades Específicas

O curso de Música é o único com provas de habilidades específicas. O teste de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música será aplicado em 13 de outubro. Já a prova prática de instrumento/canto será realizado nos dias 14 e 15 seguintes. 

Resultados

Os resultados e notas de todas as etapas do Pas e do Vestibular de Verão serão divulgados em 17 de janeiro de 2020, mas somente os aprovados no processo seletivo tradicional e no Pas 3 preencherão as vagas.

Mais informações no site ou pelos editais