Tema da redação da 2ª fase do Vestibular 2012 da Fuvest recebe elogios

Proposta exigia dos candidatos dissertar sobre a importância da participação política.
Em 08/01/2012 19h14 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com o tema "Participação política - indispensável ou superada?”, a proposta de redação da segunda fase do Vestibular 2012 da Fuvest foi uma das mais interessantes dos últimos anos, segundo o diretor pedagógico do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Célio Tasinafo.

O diretor pedagógico afirma que geralmente os temas são específicos, mas o deste ano exigiu uma reflexão mais complexa. “Os estudantes estão acostumados a fazer textos sobre política, mas com temas específicos como a obrigatoriedade do voto. O tema do Vestibular 2012 exigiu dos candidatos discutir a política em si, favorecendo aqueles que têm costume de ler, o que é sempre positivo” – comenta Célio.

A proposta de redação teve uma coletânea com cinco textos e todos eles levaram o candidato a argumentar que a participação política é indispensável. “No texto 5 da coletânea, por exemplo, o personagem da charge que se diz apolítico é chamado de ignorante por outro”. Célio Tasinafo alerta que os vestibulandos que escreveram que a participação política é superada podem se complicar na nota.

Segunda fase

Neste domingo, 08 de janeiro, além da redação, os candidatos tiveram que responder também 10 questões analíticas expositivas sobre língua portuguesa (veja a correção comentada). Entre os 31.503 feras esperados para a prova de hoje, 2.568 não compareceram, resultando em uma abstenção de 8,15%.

Amanhã, 09 de janeiro, serão aplicadas 16 questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Na terça-feira, dia 10, são mais 12 perguntas de duas ou três disciplinas, de acordo com o curso escolhido.

O resultado final do Vestibular Fuvest 2012 está previsto para 04 de fevereiro, com matrícula para os dias 08 e 09 seguintes. A segunda e terceira chamadas acontecem, respectivamente, nos dias 14 e 18 do mesmo mês.

Veja também:
Pratique sua redação
08/01: Mais de 2,5 mil candidatos faltam no primeiro dia da segunda fase da Fuvest

Por Adriano Lesme