Sem provas: IFPE abre inscrições gratuitas do Vestibular 2021/1

Candidatos devem optar pelo uso do Enem ou aproveitamento do histórico escolar do ensino médio.
Em 25/01/2021 08h20 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: IFPE/Assessoria de Imprensa
Crédito da Foto: IFPE/Assessoria de Imprensa
Crédito da Imagem: IFPE/Assessoria de Imprensa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu as inscrições do Vestibular 2021/1 nesta segunda-feira, 25 de janeiro. Os interessados podem se inscrever até 21 de fevereiro, gratuitamente.

Faça sua inscrição

Conforme adiantado pelo IFPE no ano passado, não haverá provas por causa da Covid-19. Os inscritos podem escolher entre análise do histórico escolar e aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

  • Enem: notas acima de zero em 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.
  • Histórico Escolar: pontuação dos 1º e 2º anos do ensino médio de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia; ou notas das áreas de conhecimento do Encceja (para quem obteve a certificação pelo exame). 

Habilidades Específicas

O curso de Música terá a Avaliação Específica em Música (AEM) como parte da seleção. A  Performance Instrumental/Vocal (PIV) será composta de uma gravação. 

Os candidatos poderão entregar a gravação ou enviar pelo site do Vestibular, em 22 e 23 de fevereiro. O resultado da AEM sairá em 8 de março. 

Resultado

O resultado final do Vestibular sairá em 15 de março, a partir das 12h. As matrículas serão a partir do dia 17 seguinte, conforme cronograma específico que ainda será divulgado.

Vagas

O Vestibular preencherá 1.029 vagas em cursos superiores. Das oportunidades, 60% são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas). 

Os cursos de Tecnologia em Agroecologia (campus Barreiros) e Agronomia (campus Vitória de Santo Antão) têm algumas vagas da ampla concorrência destinadas aos estudantes oriundos do campo.

As vagas são para os campi Recife, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Ipojuca, Garanhuns, Caruaru, Santo Agostinho e Belo Jardim. 

Mais informações no site do IFPE e pelo edital.