São Paulo: Inscrições para o Vestibulinho 2022/2 das Etecs já podem ser feitas

Processo seletivo conta com oferta de mais de 43 mil vagas para cursos técnicos
Em 19/05/2022 14h31 , atualizado em 19/05/2022 14h36 Por Lucas Afonso

Escola Técnica Estadual de São Paulo
Prova será realizada no dia 3 de julho.
Crédito da Imagem: Reprodução / Governo de São Paulo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), em São Paulo, abriram o prazo de inscrições para o Vestibulinho 2022/2. Os interessados podem fazer a inscrição pela internet até às 15h do dia 6 de junho. A taxa é de R$39.

Inscreva-se para o Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP)!

É necessário preencher a ficha de inscrição eletrônica com os dados solicitados. No caso de menores de 16 anos, esta ficha deve ser preenchida pelo representante legal (pai, mãe, tutor ou curador).

Os pedidos de redução da taxa de inscrição foram recebidos entre os dias 16 e 18 desta semana. Os solicitantes vão saber o resultado no próximo dia 25.

A taxa de inscrição pode ser paga por meio de boleto bancário, PIX, transferência eletrônica, cartão de crédito e depósito em conta corrente. A impressão da segunda via do boleto estará disponível até às 20h do último dia das inscrições, 6 de junho. 

As Etecs oferecem vagas nas seguintes formas de ingresso:

  • 1º módulo dos cursos de ensino técnico (presencial, semipresencial e online)
  • 2º módulo, por meio do cadastro de reservas para vagas remanescentes, com avaliação de certificação de competências
  • Cursos de especialização técnica de nível médio (presencial e online)

Seleção

O exame do Vestibulinho 2022/2 será realizado no dia 3 de julho, das 13h30 às 17h30. 

As informações sobre os locais de prova serão disponibilizadas aos inscritos no dia 30 de junho

No dia da prova será necessário levar documento original para identificação, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. 

Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico farão uma prova com 50 questões objetivas 

Já para os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

Os aprovados serão conhecidos no dia 18 de julho. As matrículas desses candidatos poderão ser feitas nos dias 19 a 21 seguintes.

Estude as provas dos Vestibulinhos anteriores das Etecs

Prova de aptidão

Além da prova objetiva, os cursos técnicos em Canto, Dança, Regência e Teatro terão avaliações de aptidão das habilidades específicas de cada formação.

Essa avaliação será feita somente pelos 90 primeiros colocados na fase da prova objetiva. A convocação para essa fase será feita no dia 11 de julho.

Saiba mais: Curso técnico é superior?

Oportunidades 

As Etecs oferecem para o segundo semestre deste ano mais de 43 mil vagas para mais de 80 cursos. Confira:

Cursos técnicos: 42.946 vagas, sendo que 40.066 serão oferecidas presencialmente e 2.880 pelo ensino a distância.

Entre as formações técnicas presenciais estão: Recursos Humanos, Serviços Jurídicos, Segurança do Trabalho, Prótese Dentária, Multimídia, Marketing e Zootecnia.

Já os cursos oferecidos na modalidade a distância são: Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Guia de Turismo, Secretariado e Transações Imobiliárias. 

Especializações técnicas de nível médio: 610 vagas, sendo que 250 serão no formato presencial e as outras 360 acontecerão por meio de aulas online.

Entre esses cursos estão: Gestão Ambiental, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Automoção Predial, Prótese sobre implantes, Radiocomunicação, Logística Reversa e Gestão de Projetos (EAD). 

Vagas remanescentes: são oportunidades para vagas ociosas referentes ao 2º módulo dos cursos técnicos. Entre os cursos técnicos para esta forma de ingresso, estão: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Logística, Mecânica e Química.

Saiba a relação de todas as unidades e cursos oferecidos pelas Etecs

Para mais informações, acesse este manual do candidato ou o site do Vestibulinho.