Confira como foi a segunda fase do Vestibular 2017 da Fuvest

Questões interdisciplinares e redação baseada em reflexões filosóficas estiveram presentes.
Em 11/01/2017 18h05 , atualizado em 11/01/2017 18h07 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A segunda fase do Vestibular 2017 da Fundação Para o Vestibular (Fuvest) terminou na tarde de ontem, 10 de janeiro. As provas discursivas tiveram início no domingo (8) e mantiveram o nível de exigência dos últimos anos. 

Acesse as provas da 2ª fase

O primeiro dia foi composto por dez perguntas de Português, contendo interpretação de texto, gramática e literatura, além da Redação. Para a diretora pedagógica do Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, Saray Azenha, as obras usadas como referências para os enunciados já estiveram presentes em edições anteriores, como foi o caso de Vidas Secas. A novidade foi o uso de um trecho do romance Mayomb, do escrito angolano Pepetela. 

Em relação à redação, Saray afirma que a proposta da Fuvest seguiu a mesma linha dos vestibulares anteriores, ou seja, abordando a Filosofia. O tema deste ano foi "O homem saiu de sua menoridade?”, baseado no pensamento do filósofo Immanuel Kant, cujo techo de sua obra esteve presente como texto de apoio, tendo como conceito que a maioridade é alcançada quando o indivíduo passa a pensar por si próprio, sem a tutela de outra pessoa. O objetivo da produção textual é identificar o conhecimento e desenvoltura do candidato. 


Proposta da redação trouxe texto de apoio do filósofo Immanuel Kant

Saray considera o segundo dia de provas o de maior dificuldade. Composto por 16 questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, além de algumas interdisciplinares, a diretora pedagógica ressalta a cobrança do domínio do conteúdo abordado. 

Ainda sobre o segundo dia, Saray considera que a Fuvest trabalhou bem a interdisciplinaridade presente nas perguntas. "Destaco cinco questões que considerei difíceis e uma bastante inteligente que relacionava matemática com um trecho da obra Moby Dick", ressalta. 


Questão do segundo dia teve caráter interdisciplinar ao juntar literatura e matemática

O último dia deu ao candidato a chance de se aprofundar na área que escolheu seguir. Segundo Saray, não houve surpresas e quem se preparou não encontrou dificuldade. As provas foram compostas por 12 perguntas de duas ou três disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos vestibulandos. 

Abstenção

A Fuvest classificou para a segunda fase 22.869 candidatos. No entanto, a porcentagem de faltas do primeiro dia foi de 8,5%, enquanto o segundo contou com abstenção de 8,8% e, no último, os ausentes representaram 9,2% dos participantes. 

As provas foram aplicadas em São Paulo, Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Lorena, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Habilidades Específicas

Para os cursos de Artes Cênicas e Audiovisual o Vestibular 2017 ainda continua. As provas de habilidades específicas começaram hoje e se encerram na próxima sexta-feira (13). 

Para Artes Cênicas, a etapa é na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Hoje (11) foram realizadas a parte escrita, no período da manhã, enquanto à tarde houve a prova prática, a qual também será aplicada amanhã, nos dois turnos. Já na sexta, os candidatos participarão do teste oral. 

O curso de Audiovisual conta com provas apenas na sexta-feira (13), a partir das 9h, na Escola Politécnica da USP (POLI/USP). As orientações para ambos os cursos podem ser vistas nesta notícia

Resultado final

O resultado final do Vestibular, levando em conta todas as etapas realizadas, será divulgado em 2 de fevereiro. Outras três chamadas serão feitas em 9, 17 e 23 seguintes, enquanto o mês de março terá convocações nos dias 6, 10, 17 e 24.

Oportunidades

O Vestibular da Fuvest 2017 é responsável por preencher 8.734 vagas em cursos da USP e outras 120 na graduação de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Mais informações no Manual do Candidato


Relacionados