Quase 87 mil vagas: Etecs abrem inscrições do Vestibulinho 2020/1

A taxa de participação é de R$ 30 e os interessados podem se inscrever até 12 de novembro.
Em 16/10/2019 11h17 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito: Divulgação/Etec
Crédito: Divulgação/Etec
Crédito da Imagem: Divulgação/Etec
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) abriram inscrições do Vestibulinho 2020/1 nesta quarta-feira, 16 de outubro. A taxa é de R$ 30 e os interessados podem se inscrever até 12 de novembro.

Faça sua inscrição

Candidatos que estejam matriculados nos ensinos fundamental, médio, superior ou em cursinho e que tenham renda de até dois salários mínimos, assim como os desempregados, puderam solicitar a redução da taxa de inscrição. O resultado será publicado em 29 de outubro. 

Vestibulinho

As Etecs divulgarão os locais de prova do Vestibulinho 2020/1 em 11 de dezembro. A seleção será realizada no dia 15 seguinte, a partir das 13h30.

A quantidade de questões do Vestibulinho mudam de acordo com a modalidade do curso escolhido. Confira:

  • Ensino Médio (todos os formatos) e no 1º Módulo do Ensino Técnico: 50 questões das áreas do saber científico, artístico e literário; comunicação e expressão, com conteúdos 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
     
  • Vagas remanescentes do 2º ano do ensino médio: 30 questões distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho e Matemática. 
     
  • Especialização de Nível Técnico: 30 questões sobre as competências da habilitação do curso escolhido. Somente Curso de Gestão de Projetos (EaD) terá 15 perguntas de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, além de 15 de Matemática do Ensino Médio.
     
  • Cadastro reserva das vagas remanescentes do 2º Módulo do Ensino Técnico: 30 questões sobre as competências profissionais do 1º módulo de habilitação.

Sistema de Pontuação Acrescida 

As Etecs têm um Sistema de Pontuação Acrescida ao desempenho final do Vestibulinho:

- 3% para candidato autodeclarado negro
- 10% para candidatos que fizeram da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas
- 13% para candidatos negros que sejam de escolas públicas

Resultados

A classificação geral para os cursos com prova de aptidão será publicada a partir de 9 de janeiro de 2020, já os demais classificados serão conhecidos no dia 17 seguinte.

A primeira chamada será realizada em 20 de janeiro de 2020, sendo a matrícula para o dia 21 seguinte. Uma segunda convocação está prevista para 23 de janeiro. 

Vagas

De acordo com o Governo de São Paulo, o Vestibulinho preencherá 86.939 vagas. As oportunidades são distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

Mais informações no Manual do Candidato e no site do Vestibulinho.