PUC-Rio: provas on-line da 1ª fase do Vestibular 2021 serão no domingo

Candidatos foram divididos por grupos e terão horários diferentes para acessar o sistema da instituição.
Em 23/10/2020 14h10 Por Giullya Franco

Crédito: Fernanda Maia/PUC-Rio
Crédito: Fernanda Maia/PUC-Rio
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No próximo domingo, 25 de outubro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai aplicar as provas da primeira fase do Vestibular 2021.

Veja o Cartão de Confirmação

As provas do processo seletivo serão realizadas de forma on-line por conta da pandemia do coronavírus e os candidatos deverão produzir uma redação e responder 65 questões objetivas de Português e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Geografia e História, Biologia, Física e Química.

Veja como será a aplicação das provas on-line:

Os candidatos foram divididos em cinco grupos e cada um terá um horário para a aplicação. Depois desse horário, o acesso não será autorizado e o candidato não poderá fazer a prova. Veja a divisão:

  • Grupo 1: Ciência da Computação, Engenharia, Física, Matemática e Química
  • Grupo 2: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Estudos de Mídia, Comunicação Social – Jornalismo, Design – Comunicação Visual, Design – Mídia Digital, Design – Moda, Design – Projeto de Produto, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Neurociências, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social e Teologia
  • Grupo 3: Ciências Econômicas
  • Grupo 4: Administração
  • Grupo 5: Ciências Biológicas

Os candidatos do grupo 2 deverão acessar a plataforma de provas entre 9h e 9h30 e aguardar a autorização do fiscal para iniciar as provas. Já os candidatos dos grupos 1,3,4 e 5 deverão acessar a plataforma de provas entre 14h e 14h30 e aguardar a autorização do fiscal para iniciar as provas.

Para iniciar a provas os candidatos precisam estar com o documento de identificação em mãos e, para evitar fraudes, o monitoramento da prova será baseado em inteligência artificial. Com isso, os fiscais farão o acompanhamento remoto por webcam e microfone durante a realização de todas as provas.

Segunda Fase

Os candidatos classificados nesta primeira fase realizarão a segunda etapa no dia 1º de novembro. Nesta fase haverá a aplicação de questões específicas para cada curso.

Mais: Veja todas as orientações para a prova on-line

Enem e Exames Internacionais

Nesta seletiva os candidatos também poderão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde serão aceitas as notas das edições de 2015 a 2019, desde que o candidato não tenha zerado nenhuma prova e tenha nota mínima de 300 pontos na prova de Redação e na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Os exames internacionais Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB (International Baccalaureate Diploma Programme) também serão aceitos.

Vagas e Resultado

A PUC-Rio está oferecendo 1.413 vagas para diversos cursos no primeiro semestre de 2021. Mais da metade das vagas de cada curso são para a seletiva por meio de provas. As demais são divididas pelo Enem e exames internacionais.

O resultado da seletiva deve ser divulgado no dia 16 de novembro e as matrículas serão recebidas até o dia 19 seguinte. O cronograma do vestibular prevê mais chamadas, sendo realizadas em 1º e 15 de dezembro.

Para mais informações acesse o Site da PUC-Rio ou consulte o Manual do Candidato.