A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) finaliza nesta segunda-feira, 20 de outubro, o prazo para inscrições no seu Vestibular 2015. Elas seriam encerradas no dia último dia 5, mas foram prorrogadas em decorrência dos problemas técnicos operacionais constatados no decorrer do processo. A taxa é de R$ 85.
Candidatos que se inscreveram até 20 de setembro precisam acessar o site da seleção para atualizar seus dados, além de confirmar e validar participação no processo seletivo. No ato da inscrição, é preciso escolher duas opções de curso, município para realização das provas e língua estrangeira de sua preferência.
Isenção
Alunos que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio na rede pública, que se enquadram no sistema de cotas, estudantes de pré-vestibulares comunitários, pessoas com deficiências, quilombolas e servidores das universidades estaduais e seus dependentes foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição.
O benefício foi estendido para estudantes do cursinho Projeto Universidade Para Todos que tivessem, pelo menos, 75% de frequência nas aulas. Os pedidos foram recebidos de 15 de julho a 5 de agosto e o resultado foi publicado em 8 de setembro. Os 784 candidatos isentos também deverão se inscrever no processo seletivo.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Redação e Língua Estrangeira. No segundo, os vestibulandos serão condicionados às questões de História, Geografia e Matemática e, no último, eles responderão as perguntas de Física, Química e Biologia.
A lista de aprovados será publicada em 7 de janeiro de 2015. A oferta é de 1.229 vagas, sendo 750 para o primeiro semestre e 479 para o segundo. Metade será preenchida por cotistas. Outras oportunidades serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Detalhes podem ser obtidos no Edital ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.
Por Wanja Borges