Por crise econômica, UEL prorroga inscrições do Vestibular 2022

Jovens têm desistido de realizar vestibulares em razão da crise econômica e falta de aulas presenciais.
Em 29/10/2021 17h29 Por Adriano Lesme

Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná
Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná
Crédito da Imagem: Agência de Notícias da UEL
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) informou nesta sexta-feira, 29 de outubro, que decidiu prorrogar as inscrições do Vestibular 2022 até o dia 22 de novembro. Inicialmente, o prazo encerraria no dia 3/11. 

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada para dar mais tempo para os vestibulandos pagarem a taxa de R$ 140. Ela pode ser quitada até o dia 23 de novembro.

Estudantes de baixa renda puderam solicitar a isenção total ou desconto na taxa do Vestibular 2022. Os beneficiados, independente da modalidade, devem se inscrever normalmente na seleção. 

Crise

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que a prorrogação do prazo de inscrição representa uma forma de apoiar os vestibulandos nesse momento de dificuldade. "Esse momento de inscrição do vestibular é crucial para a vida desses jovens e de suas famílias pois é a oportunidade de entrar em um curso que abrirá novas perspectivas", afirmou o reitor.

Até aqui, o Vestibular 2022 registra um baixo número de inscritos. Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, professora Sandra Garcia, a estimativa é de queda de 35% de candidatos em relação ao último vestibular.

Além da crise econômica, que afasta os jovens do ensino superior por terem que entrar no mercado de trabalho mais cedo, o mal aproveitamento das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 também pode ter influenciado na desistência dos estudantes.

"Nem todos os estudantes tiveram condições materiais para ter um bom aproveitamento das aulas remotas, com uso de boa Internet, celulares ou computadores." (professora Sandra Garcia)

Vestibular

Por causa da pandemia, a UEL realizará o Vestibular em uma única etapa. O cartão com os locais da seleção será publicado em 24 de fevereiro, já as provas estão marcadas para 6 de março de 2022, em Londrina. 

As provas serão compostas por uma redação e 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês).

Os nomes dos candidatos que terão as redações corrigadas serão liberados em 25 de março de 2022. 

O resultado do Vestibular 2022 da UEL será divulgado em 19 de abril de 2022, às 12h. A universidade abrirá no mesmo dia a declaração de interesse pela lista de espera, manifestação que será recebida até 26/4. 

A relação dos candidatos que manifestaram interesse será publicada em 28 de abril. As demais chamadas serão feitas a partir de tal lista de espera. A UEL fará convocações em 5, 17, 24 e 31 de maio e 7, 14 e 21 de junho.

Vagas

A oferta da UEL é de 2.509 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 616 oportunidades serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

A UEL destina 45% das vagas para seu sistema de cotas, veja a divisão:

  • 20% para estudantes que fizeram os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas. 
  • 20% para negros que fizeram os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas.
  • 5% para negros, independente do percurso de ensino (público ou privado).

Há, ainda, reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. 

Mais informações no Manual do Candidato