No Dia do Estudante, veja 12 sites com cursos on-line e gratuitos

A data é uma importante homenagem a todos os jovens e adultos que buscam na educação um futuro melhor. 
Em 11/08/2021 08h30 , atualizado em 11/08/2021 11h16 Por Érica Caetano

O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, em 11 de agosto.
O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, em 11 de agosto.
Crédito da Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No dia 11 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia do Estudante. A data tem como objetivo incentivar o ensino e a alfabetização no país, além de fazer uma reflexão diante dos desafios enfrentados para conceder aos estudantes um ensino de qualidade e que os preparem para sua vida profissional e social.

Leia também: 24 de maio - Dia do Vestibulando

Além disso, a data é uma importante homenagem a todos os jovens e adultos que buscam na educação um futuro melhor. 

Em tempos de pandemia, como a que o mundo vive em razão da Covid-19, muitos foram (e são) os desafios que estudantes estão enfrentando. Escolas fechadas, aulas somente de forma remota e muitas dúvidas, o que fez com que aumentassem as buscas por cursos on-line.

O Brasil Escola nesta data listou 12 sites que podem te auxiliar na escolha de cursos e serviços oferecidos na internet para estudantes. E o melhor, gratuitamente! Confira:

  • Veduca

O site Veduca oferece cursos on-line e 100% gratuitos, com certificado para o estudante.  A plataforma oferta mais de 30 cursos on-line e conteúdos desenvolvidos com base nas competências mais relevantes, atualizadas de acordo com as últimas tendências e pesquisas.

  • IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) conta com uma plataforma de cursos livres on-line gratuitos em seu site. O curso on-line aberto e massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso livre, ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, que visa oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversos conteúdos. Qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em aprimorar os seus conhecimentos nas áreas que são cobertas pelos cursos podem participar. Os cursos oferecidos podem ser vistos aqui! Não é emitido certificados. No entanto, na conclusão é gerado um atestado de participação sem informações de carga horária.

  • FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) também possui em seu site uma aba onde oferta cursos gratuitos, em diversas áreas de atuação, em parceria com a Open Education Global (OEG). Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos on-line.

  • Fundação Estudar

A Fundação Estudar também conta com a oferta de cursos gratuitos no formato on-line. Chamado de "O Estudar Na Prática", a iniciativa oferece conhecimento e desenvolvimento para jovens de todo o Brasil, através de cursos e conteúdos de diferentes canais digitais. A Fundação Estudar oferece 13 cursos - entre as modalidades presencial e on-line - para desenvolver habilidades socioemocionais, estimular a postura protagonista dos participantes e ampliar referências inspiradoras, tanto para carreira quanto para a vida.

  • Rock University

A plataforma Rock University disponibiliza cursos gratuitos e algumas mentorias de graça. Veja os cursos! Mais voltada para o Marketing Digital, oferece uma gama de cursos para quem deseja entender mais sobre esta área, que está em ampla expansão.

  • Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco conta com uma escola virtual onde são ofertados diversos cursos on-line gratuitos.  Criada em 2001, o portal de e-learning (aprendizagem eletrônica), é dedidcado a oferecer cursos em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação. São disponibilizados cursos livres, gratuitamente, na modalidade a distância. Estes emitem certificados com suas respectivas cargas-horárias e conteúdos programáticos.

  • Centro Paulo de Souza

O Centro Paulo de Souza é outra instituição que oferece cursos gratuitos através da web,  por meio de ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), com o objetivo de oferecer para um grande número de interessados, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.

  • Sebrae

O Sebrae conta com o EAD Sebrae, onde o estudante encontra cursos on-line gratuitos, cursos por whatsapp, ebooks e jogos para se capacitar e se desenvolver. E engana-se quem pensa que os cursos são somente voltados para o ensino empresarial. Há uma gama de opções, além de suporte em tempo real.

  • Senac

O Senac possui o Programa Senac de Gratuidade, que conta com diversos cursos a distância para aqueles que desejam ter novos conhecimentos. O PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federais. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ter conhecimento das informações disponíveis na guia "Pré-requisitos" de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos. A seleção dos candidatos é realizada considerando critérios de estado, disponibilidade de vagas para o curso pretendido, classificação obtida por ordem de inscrição no curso pretendido e, por fim, comprovação de documentação exigida para matrícula.

  • MIT

O Massachusetts Institute of Technology, mais conhecido como MIT, é referência internacional nas áreas de STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para os feras na língua inglesa, O MIT oferece o OpenCourseWare, uma coleção digital de materiais de ensino e aprendizado pública e de livre acesso. Basta visitar o site para fazer o download e os recursos de mais de 2.500 cursos ministrados no campus da instituição. São gravações de aulas oficiais do MIT em um amplo espaço de tempo , com vídeos de 2000 a 2018, por exemplo.

  • Stanford University

Ainda para aqueles que dominam o inglês, a Stanford University, uma das melhores universidades do mundo possui cursos on-line e gratuitos em diversas áreas. Ministrados em inglês, os programas virtuais são mantidos por nove departamentos acadêmicos diferentes da Stanford, divididos em quatro áreas gerais, sendo elas: Saúde e Medicina; Educação; Engenharia; Artes e Humanas.

  • Harvard University

A famosa Harvard University, considerada uma das maiores potências acadêmicas do mundo, também conta uma plataforma de aprendizado on-line, onde é oferecida mais de 1.300 cursos virtuais de vários tipos, duração e áreas de estudo. Entre eles, várias opções são totalmente gratuitasO estudante pode escolher entre cursos on-line de uma a 12 semanas ou mais. Há também cursos pagos, que os preços vão de US$ 49 a mais de US$ 14.000. 

Cabe ao estudante avaliar qual se encaixa mais no seu perfil e no que busca em relação a cursos para fazer a escolha e se dedicar. Bons estudos!