Saresp é o sistema de avaliação escolar do Estado de São Paulo. Aplicado pela Secretaria do estado, o Saresp tem como objetivo produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista.
Nas últimas semanas, o Saresp ficou em destaque após a possibilidade de que o sistema possa ser usado pela USP, Unesp e Unicamp como vestibular seriado para os estudantes da rede estadual de São Paulo.
Como funciona o Saresp
Atualmente, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Os conhecimentos são avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação.
Os resultados do Saresp ajudam a orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
Como funcionaria o Saresp como Vestibular Seriado?
Se o projeto se tornar efetivo, as provas do Vestibular seriado seriam aplicadas a cada ano do ensino médio. Desta forma, no final, elas seriam somadas e utilizadas para ingresso nas universidades.
Os estudantes que fizerem as provas e forem aprovados não precisariam realizar os vestibulares tradicionais ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a USP, a proposta ainda está sendo discutida no âmbito interno das instituições.
Se for implementada, o Saresp deverá passar por ajustes, já que atualmente a prova é aplicada apenas no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
Até o momento não há nenhuma data para a implementação do Saresp como Vestibular Seriado da USP, Unesp e Unicamp.