Mais de 195 mil bolsas serão oferecidas pelo ProUni 2012/1

Inscrições serão recebidas entre 14 e 19 de janeiro; maior oferta é para São Paulo.
Em 29/12/2011 09h27 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de ontem, 28 de dezembro, as informações sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2012/1. Ao todo, serão 195.030 bolsas ofertadas.

Desse total, 98.728 são integrais e 96.302 parciais, com desconto de 50% na mensalidade. Os interessados poderão se inscrever entre 14 e 19 janeiro, sendo permitida a escolha de até duas opções de cursos e instituição (um a menos que no ano passado).

O maior número de bolsas é ofertado em São Paulo, são mais de 68 mil. Em seguida está o estado do Paraná, com pouco mais de 20 mil. Na terceira colocação aparece Minas Gerais, com cerca de 19 mil (veja o quadro completo) . Desde 2004, ano de sua criação, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Requisitos

Para se candidatar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, não ter zerado a redação e conseguido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas. Além disso, é necessário ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escola particular.

Os interessados nas bolsas integrais precisam ainda ter renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, equivalente a R$ 933. Já para as bolsas parciais a renda mensal familiar por pessoa pode ser de até três salários mínimos, ou R$ 1.866. Os valores serão considerados a partir de 1º de janeiro, já avaliados com o novo salário mínimo.

O MEC informou também que professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Cronograma

A primeira chamada será em 22 de janeiro. Os pré-selecionados terão do dia seguinte, 23, até 1º de fevereiro para se matricularem. A segunda convocação será no dia 07 seguinte, com registro acadêmico até o dia 15 do mesmo mês.

Entre 22 e 24 de fevereiro os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

Para a lista de espera também serão feitas duas convocações. A primeira será em 27 de fevereiro, com matrícula entre o dia seguinte, 28, e 02 de março. Já a segunda chamada ocorrerá no dia 09 seguinte, com matrícula entre os dias 12 e 15 do mesmo mês.

Veja também:
27/12 - Fies agora permite a mudança de curso e instituição de ensino
Saiba mais sobre o ProUni

Por Dayse Luan