Linguagens no Enem é uma das provas mais abrangentes no exame. São 45 questões que abordam diferentes matérias como:
-
Língua portuguesa
-
Literatura
-
Língua estrangeira
-
Educação física
-
Tecnologias da informação e comunicação
Dentro desses temas exigidos nos itens, aparecem diversas formas textuais, linguagens verbais e não verbais, textos famosos e desconhecidos, assim como, prosa e poesia. A marca comum nessas abordagens é a necessidade e utilizar a interpretação de texto, a habilidade mais importante para linguagens no Enem.
Linguagens no Enem, o que é poema?
A poesia é um tipo de texto estruturado em versos e estrofes, que podem ou não conter rimas. Os assuntos abordados em um poema são os mais diversos possíveis, eles podem contar histórias, falar de amor ou de temas mais corriqueiros.
Saiba mais sobre a estrutura dos poemas com a nossa videoaula:
A poesia apareceu em 2023 nas questões de língua portuguesa e também nas provas de espanhol e inglês. Veja alguns exemplos e suas respectivas soluções:
Poesia na prova de inglês do Enem 2023
Ilhas, são porções de terra sem conexão com o continente, isoladas na água. Por isso, na expressão “nenhum homem é uma ilha”, o destaque é para a ideia de conexão. Resposta “B”.
Poesia na prova de espanhol do Enem 2023
Em espanhol, também foi exigida a interpretação de poesias, veja:
O termo “Que quede claro”, significa “que fique claro”. O que estabelece uma sensação de indignação em relação à xenofobia relatada no decorrer da música, ou seja, a resposta é a alternativa “A”.
Poesia na prova de português do Enem 2023
As questões de língua portuguesa também exploraram os textos em versos, confira mais exemplos:
Neste poema, a exploração das emoções relacionadas ao término de um relacionamento é feita a partir de metáforas que exprimem a dor e o desencanto. Mas ao fim, o recolhimento das migalhas na mesa para dois, diluí a comoção em momentos triviais, banais.
Por isso, a resposta é a alternativa “C”.
Na primeira estrofe, o autor fala sobre as emoções que sente ao ser tocado no rosto pela pessoa amada. Depois, faz um breve resumo dos amores que já teve e, por fim, se entrega à razão dessa poesia, o seu quarto amor.
Dessa forma, a resposta é a alternativa “C”, pois fala da serenidade que de se entregar pacificamente ao desejo.