ITA divulga classificados e gabarito da 1ª fase do Vestibular 2021

Convocados na etapa objetiva participarão da segunda fase em 8 e 9 de dezembro.
Em 27/11/2020 08h39 , atualizado em 27/11/2020 09h53 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Divulgação/ITA
Crédito da Foto: Divulgação/ITA
Crédito da Imagem: Divulgação/ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta sexta-feira, 27 de novembro, o gabarito da primeira etapa e a relação de classificados para a segunda fase do Exame de Escolaridade do Vestibular 2021. Provas foram aplicadas no último domingo (22).

Confira o gabarito do ITA
Veja os classificados para a 2ª fase

Os classificados participarão da segunda fase em 8 e 9 de dezembro, provas que serão compostas por questões discursivas e uma redação. 

Como foi a primeira fase?

A primeira etapa foi constituída de 15 questões objetivas de Matemática, 15 questões de Física, 15 questões de Química, 15 questões de Português e 10 questões objetivas de Inglês.

Foram recebidas 9.725 inscrições, sendo 3.555 optantes pela carreira militar, 4.578 não-optantes e 1.592 treineiros. 21% dos candidatos estudaram em escolas estaduais, 12% em federais, 1% nas municipais e 66% para colégios particulares. Do total, 30% fizeram cursinho preparatório.

Conteúdo

A prova foi vista como bem elaborada e positiva segundo a equipe do Curso Poliedro. Os cadernos de questões foram modificados e trouxeram mais espaço para rascunho, além de uma melhorias na qualidade do material. 

Em relação ao conteúdo, a prova foi bem construída para selecionar os melhores candidatos para a segunda etapa. Veja o que dizem os professores do Poliedro sobre as provas da primeira fase do Vestibular do ITA. 

  • Física: De acordo com o professor Robson dos Santos Júnior, quem se preparou para o Vestibular encontrou uma prova mais tranquila do que em anos anteriores, com um terço das questões com um assunto clássico do ITA: eletromagnetismo. Ele chama a atenção para os assuntos que não foram cobrados na primeira fase e que podem estar na segunda: estática, calorimetria, espelhos, física moderna e relatividade.
     
  • Química: O professor Guilherme Bastos acredita que a prova de Química do Vestibular 2021 foi uma das mais bem elaboradas dos últimos 20 anos de seleção do ITA. "Nos chamou atenção as questões de somatória, de grau de dificuldade elevado, em que os alunos precisavam acertar todas as afirmativas para marcar a soma das corretas". São assuntos que não caíram na primeira etapa e que podem estar na segunda: equilíbrio químico e iônico, radioatividade, reações orgânicas e inorgânicas e propriedades coligativas.
     
  • Matemática: Segundo o professor João Guilherme Giudice, a prova de Matemática foi um pouco mais difícil do que em edições passadas. "Funções, logaritmos, análise combinatória, probabilidade, geometria plana, analítica e espacial, todos os assuntos foram muito bem cobrados", ressalta.
     
  • Português: A professora Rosana Sol ressalta que a prova de Português seguiu o modelo tradicional do ITA e focou na cobrança da leitura das obras literárias. Apesar de citados no edital, assuntos como interpretação de texto, gramática, teorias literárias e análise de poemas não foram cobrados. 
     
  • Inglês: De acordo com o professor Francisco Oliveira, as questões foram bem distribuídas pelos três textos das prova e, apesar de curto o conteúdo, pode ter exigido mais tempo dos candidatos. Outro ponto destacado é a presença de três perguntas sobre vocabulário, o que não é muito comum no Vestibular do ITA.

Resultado e Vagas

O resultado do Vestibular 2021 será divulgado em 22 de dezembro. Os aprovados terão que comparecer ao ITA em 10 de janeiro de 2021 para a Inspeção de Saúde. 

O ITA oferece 150 vagas no Vestibular 2021, sendo 20% para candidatos negros. As oportunidades se dividem em 119 para a Reserva (quem não quer seguir carreira militar) e 31 para Ativa (quem deseja seguir a carreira militar). 

As oportunidades do ITA são para os cursos de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. As graduações são oferecidas em São José dos Campos/SP. 

Mais informações no edital e pelo site do ITA.