Inscrições para o ProUni 2012/2 serão encerradas nesta segunda-feira

Primeira chamada será nesta quinta-feira, dia 05; mais de 90 mil bolsas são oferecidas.
Em 02/07/2012 00h10 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O período de inscrições na edição do segundo semestre de 2012 do Programa Universidade para Todos (ProUni) termina hoje, 02 de julho. O início foi na última quinta-feira, 28 de junho. O programa distribui bolsas de estudo, totais e parciais, em instituições particulares de ensino superior.

Inscreva-se

Estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, ou como bolsista em particulares, e que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 podem se inscrever no ProUni, desde que não tenham zerado a redação e tenham a média mínima de 400 pontos nas cinco áreas.

Os candidatos podem optar por até dois cursos ou instituições. Ao longo do prazo de inscrição é possível, como no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), acompanhar as notas de cortes de cada curso e alterar a escolha do mesmo ou da universidade, veja. Além da senha e do número de inscrição no Enem 2011, para se inscrever é preciso também do CPF.

Bolsas integrais poderão ser solicitadas por alunos com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). Já aqueles com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa podem requerer as bolsas parciais. Professores do ensino público que estejam em exercício e querem bolsas para cursos de licenciatura ou pedagogia não precisam desde critério de renda.

Datas

Nesta quinta-feira, 05 de julho, será realizada a primeira chamada do ProUni 2012/2. Os pré-selecionados terão até o final da próxima semana, no dia 13, para efetuar o registro acadêmico. A segunda convocação será no dia 20 deste mês e o período para confirmar as informações será até o dia 26 seguinte.

As inscrições na lista de espera serão recebidas, entre 02 e 04 de agosto, por aqueles que não foram convocados ou que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma. A partir do dia 07 seguinte as instituições que ainda possuírem bolsas poderão fazer novas chamadas, através de seus sites.

Para o ProUni 2012/2 estão sendo oferecidas 90.311 bolsas, sendo 52.487 integrais e 37.824 parciais, com desconto de 50% da mensalidade. Desde 2004, quando foi criado, o programa já distribuiu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Por Dayse Luan