Estão abertas as inscrições do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2020. Os interessados podem se inscrever até 7 de dezembro.
A seleção é exclusiva para candidatos que sejam integrantes das sociedades indígenas. É necessário ser reconhecido como indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade (quem optar pela UFPR pode ter a assinatura de representante da Funai).
As universidades estaduais exigem que o participante seja reconhecido como indígena em comunidade localizada no Paraná, já as federais aceitam candidatos de todo o território nacional.
Vestibular
O Vestibular dos Povos Indígenas será aplicado em 11 e 12 de abril de 2021, em Curitiba, Londrina, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Mangueirinha.
O primeiro dia da seleção será composto por prova oral de Língua Portuguesa. Já o segundo contará com uma redação e questões objetivas de Português, Língua Estrangeira ou Indígena, Química, Física, Biologia, Matemática, História e Geografia.
A previsão de divulgação do resultado do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2020 é até o dia 21 de maio de 2021.
Vagas
As universidades oferecem para o Vestibular Indígena seis vagas adicionais a cada curso disponível em seus processos seletivos. A UFPR é a única que conta com 10 oportunidades adicionais.
As vagas são para UFPR, UEPG, UENP, Unespar, Unicentro, UEM, Unioeste e UEL. Mais informações no edital e pelo site do Vestibular Indígena.